Aula sobre Terremotos No Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Terremotos são fenômenos naturais que podem causar grandes impactos na vida das pessoas. No Brasil, apesar de não sermos um país tão propenso a terremotos quanto outros, ainda assim é importante entendermos como esses eventos ocorrem e quais são as suas consequências. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir sobre terremotos no Brasil. Os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de interpretar fenômenos naturais e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no país, com base no modelo das placas tectônicas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize os estudantes sobre a ocorrência de terremotos no Brasil. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre terremotos no Brasil, contemplando o histórico, causas, riscos, onde ocorrem com mais frequência e produzir um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios "Não desenvolvido", "Parcialmente desenvolvido" e "Plenamente desenvolvido" para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Debate

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rúbrica e defender seus argumentos em um debate crítico. Os alunos devem argumentar com base em fatos e dados científicos, e não apenas em opiniões pessoais.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e apresente as conclusões da aula. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  5. Etapa 5 - Tarefa de casa

    Os alunos deverão produzir um texto com base nas informações discutidas em sala de aula e em suas pesquisas sobre terremotos no Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar fenômenos naturais;
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação baseada em fatos e dados científicos;
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate: critério para avaliar a participação dos alunos no debate crítico;
  • Template de avaliação por rúbrica: critério para avaliar a qualidade da pesquisa realizada pelos alunos e a elaboração do template de avaliação por rúbrica;
  • Texto produzido: critério para avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e a capacidade de aplicar os conceitos discutidos em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar os estudantes sobre a ocorrência de terremotos no Brasil;
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do template de avaliação por rúbrica;
  • Mediar o debate crítico e estimular a argumentação baseada em fatos e dados científicos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre terremotos no Brasil e elaborar o template de avaliação por rúbrica;
  • Participar ativamente do debate crítico e argumentar com base em fatos e dados científicos;
  • Produzir um texto sobre o tema discutido em sala de aula.