Aula sobre Terremotos No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem em diversas partes do mundo. No Brasil, apesar de não sermos um país com grande atividade sísmica, ainda assim podemos observar a ocorrência de tremores de terra em algumas regiões. Nesta aula, vamos explorar mais sobre os terremotos no Brasil e entender como eles ocorrem, além de relacioná-los ao modelo das placas tectônicas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus objetivos para a aula. Em seguida, será exibido um vídeo curto sobre terremotos e suas causas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Atividade prática

    Nesta estação, os alunos irão realizar uma atividade prática que simula um tremor de terra. Será utilizada uma mesa com areia e os alunos irão simular o movimento das placas tectônicas por meio de um dispositivo que produz vibrações. Os alunos deverão descrever as características do movimento e relacioná-las aos terremotos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Pesquisa em grupo

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre os terremotos que ocorreram no Brasil nos últimos anos e como eles afetaram as regiões atingidas. Os alunos deverão apresentar suas conclusões em forma de um pequeno relatório.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate em grupo

    Nesta estação, os alunos irão debater em grupo sobre as possíveis causas dos terremotos no Brasil e como eles se relacionam com o modelo das placas tectônicas. Forneça algumas perguntas orientadoras para ajudar na discussão.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Resuma as principais conclusões da aula e os alunos irão compartilhar suas reflexões e dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar fenômenos naturais, relacionando-os ao modelo das placas tectônicas.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre as causas e consequências dos terremotos no Brasil.
  • Promover a colaboração e o debate em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre os terremotos no Brasil.
  • Capacidade de relacionar os fenômenos naturais ao modelo das placas tectônicas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Fornecer orientações e perguntas para ajudar na pesquisa e no debate em grupo.
  • Resumir as principais conclusões da aula.

Ações do aluno

  • Realizar a atividade prática na estação 1.
  • Pesquisar sobre os terremotos no Brasil na estação 2.
  • Debater em grupo sobre as possíveis causas dos terremotos no Brasil na estação 3.