Aula sobre Terremotos No Brasil
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os terremotos são eventos naturais que ocorrem em todo o mundo, mas você sabia que o Brasil também é afetado por eles? Nesta aula, vamos explorar o tema dos terremotos no Brasil e como eles estão relacionados ao movimento das placas tectônicas. Para tornar a aula mais envolvente, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado. Para isso, vamos utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema dos terremotos no Brasil e explique como eles estão relacionados ao movimento das placas tectônicas. Explique como a metodologia da Sala de Aula Invertida irá funcionar nesta aula.Etapa 2 - Pesquisa em casa
Os alunos deverão realizar uma pesquisa em casa sobre os terremotos no Brasil e como eles estão relacionados ao movimento das placas tectônicas. Os alunos deverão utilizar fontes confiáveis, como sites de instituições científicas e governamentais. Coloque alguns pontos importantes, como: Por que acontecem os terremotos no Brasil?, o histórico dos terremotos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram na pesquisa. O objetivo é que os alunos compartilhem suas descobertas e aprendam uns com os outros.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar as informações que encontrou na pesquisa e discutiu em grupo. O professor irá utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação de cada grupo.Etapa 5 - Debate em sala de aula
Após as apresentações, conduza um debate em sala de aula para discutir os principais pontos sobre os terremotos no Brasil e como eles estão relacionados ao movimento das placas tectônicas.Etapa 6 - Conclusão
Resuma os principais pontos discutidos na aula e destacar a importância de entendermos os terremotos no Brasil e como eles estão relacionados ao movimento das placas tectônicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar fenômenos naturais e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e utilizar fontes confiáveis.
Critérios de avaliação
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
- Participação ativa na discussão em grupo e no debate em sala de aula.
- Qualidade da apresentação do grupo.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Compreensão dos principais pontos discutidos na aula.
Ações do professor
- Introduzir o tema dos terremotos no Brasil e explicar como eles estão relacionados ao movimento das placas tectônicas.
- Explicar como a metodologia da Sala de Aula Invertida irá funcionar nesta aula.
- Conduzir o debate em sala de aula.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação de cada grupo.
- Resumir os principais pontos discutidos na aula.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa em casa sobre os terremotos no Brasil e como eles estão relacionados ao movimento das placas tectônicas.
- Participar ativamente da discussão em grupo e do debate em sala de aula.
- Preparar uma apresentação sobre as informações encontradas na pesquisa.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Compreender os principais pontos discutidos na aula.