Aula sobre Texto Didatico

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O texto didático é um gênero textual presente na escola, nos meios de comunicação, nas empresas etc. Ele tem como objetivo transmitir informações, conceitos ou instruções de forma clara e objetiva. Neste material, utilizaremos a Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos desenvolvam um diário de bordo. Eles serão estimulados a criar problemas, gerar alternativas e soluções sobre alimentação saudável. Os alunos terão a oportunidade de explorar suas ideias e opiniões sobre o assunto, além de aprimorarem suas habilidades de escrita e leitura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o assunto da aula, o texto didático, e o tema que será trabalhado, a alimentação saudável. Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas para desenvolver um diário de bordo com os campos “Problema”, “Geração de alternativas” e “Soluções”.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Cada grupo deverá pensar em um problema relacionado ao tema "Alimentação Saudável". Você pode apresentar algumas sugestões para ajudar os alunos. Exemplos: "Como podemos incentivar as pessoas a comerem mais frutas e verduras?" ou "Quais são os principais obstáculos para uma alimentação saudável?"

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deverá gerar pelo menos três alternativas para resolver o problema criado na etapa anterior. Oriente os alunos a buscarem informações em fontes confiáveis, como livros, artigos de jornais e revistas, sites especializados, entre outros.

  4. Etapa 4 - Solução

    Cada grupo deverá escolher uma das alternativas geradas na etapa anterior e desenvolvê-la de forma mais detalhada. É importante que os alunos utilizem argumentos e exemplos para justificar a solução escolhida.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua solução para o problema criado na Etapa 2. Incentive a participação de todos os alunos e estimule\-os a fazerem perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a metodologia utilizada e sobre as soluções apresentadas pelos grupos. Os alunos serão convidados a compartilharem suas opiniões e a comentarem sobre o que aprenderam durante a aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e ressaltando a importância da alimentação saudável para a qualidade de vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura dos alunos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Trabalhar a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas como forma de engajar os alunos na aprendizagem.
  • Incentivar a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da alimentação saudável para a saúde e o bem-estar.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as etapas do diário de bordo.
  • Coerência e clareza na elaboração dos problemas, alternativas e soluções.
  • Utilização de argumentos e exemplos para justificar as soluções escolhidas.
  • Coesão e coerência na escrita do diário de bordo.
  • Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem e sobre a importância da alimentação saudável.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Orientar os alunos na elaboração dos problemas, alternativas e soluções.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Conduzir a reflexão sobre o processo de aprendizagem e sobre a importância da alimentação saudável.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Colaborar com os demais membros do grupo na elaboração dos problemas, alternativas e soluções.
  • Buscar informações em fontes confiáveis para embasar as soluções propostas.
  • Participar ativamente das discussões e apresentações.
  • Refletir criticamente sobre o processo de aprendizagem e sobre a importância da alimentação saudável.
  • Respeitar os demais membros do grupo e colaborar para a construção coletiva do diário de bordo.