Aula sobre Texto Didatico
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O texto didático é um gênero textual amplamente utilizado em livros e materiais educativos. Ele tem como objetivo ensinar, explicar e informar sobre um assunto específico de maneira clara e objetiva. Neste material, o uso da metodologia Cultura Maker irá ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de escrita, criatividade e trabalho em equipe.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema explicando o que é texto didático e quais são as suas principais características.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a Dinâmica dos 3 Qs e apresente exemplos de como ela pode ser utilizada na avaliação dos alunos. Em seguida, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?” para avaliar a atividade ao final da aula.Etapa 3 - Leitura e análise de textos didáticos
Os alunos irão ler e analisar textos didáticos selecionados por você. Eles serão divididos em grupos e cada grupo terá um texto diferente para analisar.Etapa 4 - Criação de um texto didático
Os alunos irão trabalhar em grupo para criar um texto didático sobre um tema determinado por você.Etapa 5 - Apresentação dos textos
Cada grupo irá apresentar o seu texto didático para a turma, explicando as suas escolhas e os pontos abordados.Etapa 6 - Avaliação
Após as apresentações, os alunos irão avaliar a atividade indicando pontos positivos e negativos e o que poderia ser melhorado.Etapa 7 - Fechamento
Encerre a aula destacando os principais pontos abordados e reforçando a importância do texto didático como uma ferramenta de aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de escrita;
- Estimular a criatividade;
- Trabalhar em equipe.
Critérios de avaliação
- Coerência e coesão do texto produzido;
- Clareza na explicação do tema;
- Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar o tema;
- Selecionar os textos didáticos;
- Orientar os alunos na criação dos textos;
Ações do aluno
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Ler e analisar os textos didáticos;
- Trabalhar em grupo para criar um texto didático;
- Apresentar o texto produzido para a turma;
- Avaliar a atividade.