Aula sobre Texto Didatico

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O texto didático é um gênero textual amplamente utilizado em livros e materiais educativos. Ele tem como objetivo ensinar, explicar e informar sobre um assunto específico de maneira clara e objetiva. Neste material, o uso da metodologia Cultura Maker irá ajudar os alunos a desenvolverem habilidades de escrita, criatividade e trabalho em equipe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema explicando o que é texto didático e quais são as suas principais características.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a Dinâmica dos 3 Qs e apresente exemplos de como ela pode ser utilizada na avaliação dos alunos. Em seguida, os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?” para avaliar a atividade ao final da aula.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise de textos didáticos

    Os alunos irão ler e analisar textos didáticos selecionados por você. Eles serão divididos em grupos e cada grupo terá um texto diferente para analisar.

  4. Etapa 4 - Criação de um texto didático

    Os alunos irão trabalhar em grupo para criar um texto didático sobre um tema determinado por você.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos textos

    Cada grupo irá apresentar o seu texto didático para a turma, explicando as suas escolhas e os pontos abordados.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Após as apresentações, os alunos irão avaliar a atividade indicando pontos positivos e negativos e o que poderia ser melhorado.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Encerre a aula destacando os principais pontos abordados e reforçando a importância do texto didático como uma ferramenta de aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita;
  • Estimular a criatividade;
  • Trabalhar em equipe.

Critérios de avaliação

  • Coerência e coesão do texto produzido;
  • Clareza na explicação do tema;
  • Utilização adequada da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema;
  • Selecionar os textos didáticos;
  • Orientar os alunos na criação dos textos;

Ações do aluno

  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Ler e analisar os textos didáticos;
  • Trabalhar em grupo para criar um texto didático;
  • Apresentar o texto produzido para a turma;
  • Avaliar a atividade.