Texto dramático
Nessa aula de Português, vamos conhecer e apreciar o texto dramático. Vamos juntos?
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A gente pode dividir a estrutura interna do texto dramático em:
Atividade completaA)
Exposição, conflito e desfecho.B) Ação, ato e cena.
C) Personagem principal, personagem segundário e figurantes.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Entre Pares:
O texto dramático é um gênero textual que apresenta uma história por meio de diálogos entre os personagens, em um roteiro que deve ser encenado em um palco ou em uma tela. É comum encontrá-lo em peças de teatro, filmes e novelas. Nesta atividade, será abordada a identificação dos elementos que compõem um texto dramático e como eles se organizam. Para isso, será utilizada a metodologia ativa aprendizagem entre pares, na qual os alunos trabalharão juntos para criar um mapa conceitual sobre o tema.Atividade completa4. Design Thinking:
O texto dramático é um gênero textual que busca a representação de uma história por meio da ação dos personagens. Ele pode ser encontrado em diversas formas de manifestação cultural, como peças teatrais, filmes, séries, novelas, entre outros. A metodologia design thinking é uma abordagem que busca solucionar problemas por meio da colaboração e da experimentação. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as emoções e necessidades das personagens de um texto dramático, a fim de compreender melhor a história e seus elementos.Atividade completa5. Design Sprint:
O texto dramático é uma das formas mais conhecidas de linguagem teatral e pode ser encontrado em diversas produções audiovisuais, como filmes e séries, além de peças teatrais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a estrutura de um texto dramático, como identificar personagens, atos, cenas, falas e indicações cênicas, além de entender a organização do texto, como enredo, conflitos e ideias principais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa design sprint, na qual os alunos irão criar um template de design sprint com cinco etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar e testar) para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Sala de Aula Invertida:
O texto dramático é uma forma de comunicação que utiliza a linguagem teatral para contar histórias. Ele é composto por personagens, diálogos, indicações cênicas e é dividido em atos e cenas. O objetivo desta atividade é ensinar os alunos a identificarem esses elementos em um texto dramático. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa sala de aula invertida e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o tema, serão utilizados exemplos de textos dramáticos famosos, como, por exemplo, "Romeu e Julieta" de Shakespeare ou "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna.Atividade completa7. Rotação por estações:
O texto dramático é um gênero textual que apresenta uma história por meio de diálogos entre personagens, em uma situação de conflito. É comum encontrar textos dramáticos em peças teatrais, filmes, novelas, séries, entre outros. O objetivo desta atividade é identificar os elementos que compõem um texto dramático, como personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas, além de aprender a organizar o texto em enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência. Será utilizada a metodologia ativa rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Atividade completa8. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O texto dramático é um gênero textual cujo objetivo é representar uma história por meio da encenação. Ele é muito utilizado no teatro, na televisão, no cinema e em outras formas de arte. Nesta atividade, será trabalhada a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem um texto dramático e entender como ele é organizado. Para isso, será utilizada a metodologia ativa modelo de debate crítico (MDC), em que os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão protagonistas da construção do conhecimento.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: