Aula sobre Texto Dramatico

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O texto dramático é um gênero textual que apresenta uma história por meio de diálogos entre os personagens, em um roteiro que deve ser encenado em um palco ou em uma tela. É comum encontrá-lo em peças de teatro, filmes e novelas. Nesta atividade, será abordada a identificação dos elementos que compõem um texto dramático e como eles se organizam. Para isso, será utilizada a metodologia ativa aprendizagem entre pares, na qual os alunos trabalharão juntos para criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique aos alunos o que é um texto dramático, seus elementos e como eles se organizam. Você pode utilizar exemplos de textos dramáticos conhecidos pelos alunos, como peças de teatro ou novelas.

  2. Etapa 2 - Formação das duplas

    Divida a turma em duplas e explique a metodologia aprendizagem entre pares, na qual os alunos trabalharão juntos para criar um mapa conceitual sobre o tema. Depois, distribua textos dramáticos para cada dupla.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    A partir do texto entregue, as duplas devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema do texto dramático e seus subtópicos. Oriente os alunos sobre como elaborar um mapa conceitual e auxiliá-los na criação.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como eles organizaram as ideias. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma deve discutir em grupo sobre as ideias apresentadas nos mapas conceituais. Faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Cada aluno deve criar um pequeno texto dramático utilizando os elementos apresentados na aula. Oriente os alunos na criação do texto.

  7. Etapa 7 - Compartilhamento dos textos

    Os alunos devem compartilhar seus textos com a turma e o professor deve fazer comentários sobre os elementos utilizados e como eles se organizam dentro do texto dramático.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem um texto dramático;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de um texto dramático;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos que compõem um texto dramático;
  • Organização adequada das ideias no mapa conceitual;
  • Criatividade e originalidade na criação do texto dramático.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada na aula;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na elaboração do texto dramático;
  • Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em duplas na criação do mapa conceitual;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um texto dramático utilizando os elementos apresentados na aula.