Aula sobre Texto Dramatico
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O texto dramático é uma das formas mais conhecidas de linguagem teatral e pode ser encontrado em diversas produções audiovisuais, como filmes e séries, além de peças teatrais. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a estrutura de um texto dramático, como identificar personagens, atos, cenas, falas e indicações cênicas, além de entender a organização do texto, como enredo, conflitos e ideias principais. Para isso, será utilizada a metodologia ativa design sprint, na qual os alunos irão criar um template de design sprint com cinco etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar e testar) para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema e metodologia
Apresente o tema da aula e a metodologia design sprint, explicando as cinco etapas que os alunos irão seguir.Etapa 2 - Compreensão do texto dramático
Os alunos irão ler um trecho de um texto dramático e identificarão os elementos que compõem a estrutura do texto, como personagens, atos, cenas, falas e indicações cênicas.Etapa 3 - Identificação de conflitos
Com base no trecho lido, os alunos identificarão os conflitos presentes no texto e as ideias principais que o autor quis transmitir.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as ideias principais e conflitos identificados, compartilhando suas opiniões e pontos de vista.Etapa 5 - Criação do template de design sprint
Os alunos, em grupo, irão criar um template de design sprint com as cinco etapas e aplicá-lo ao texto dramático lido, desenvolvendo o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar seus resultados e debater as soluções encontradas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 7 - Reflexão sobre o processo
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do template de Design Sprint e como essa metodologia pode ser aplicada em outras disciplinas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem um texto dramático;
- Incentivar a reflexão crítica sobre os conflitos e ideias principais presentes em um texto dramático;
- Estimular a criatividade e colaboração dos alunos na criação do template de Design Sprint.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos que compõem um texto dramático;
- Compreensão dos conflitos e ideias principais presentes no texto dramático;
- Participação ativa e colaborativa na criação do template de Design Sprint.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia Design Sprint de forma clara e objetiva;
- Estimular a participação ativa e a colaboração dos alunos durante todo o processo;
- Orientar os alunos nas etapas de criação do template de Design Sprint.
Ações do aluno
- Ler e identificar corretamente os elementos que compõem um texto dramático;
- Participar ativamente das discussões em grupo e compartilhar suas opiniões e pontos de vista;
- Colaborar na criação do template de Design Sprint e apresentar os resultados obtidos.