Aula sobre Texto Dramatico

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O texto dramático é um gênero textual que busca a representação de uma história por meio da ação dos personagens. Ele pode ser encontrado em diversas formas de manifestação cultural, como peças teatrais, filmes, séries, novelas, entre outros. A metodologia design thinking é uma abordagem que busca solucionar problemas por meio da colaboração e da experimentação. Nesta atividade, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as emoções e necessidades das personagens de um texto dramático, a fim de compreender melhor a história e seus elementos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique os objetivos da aula. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro pessoas.

  2. Etapa 2 - Contextualização do texto dramático

    Cada grupo receberá um texto dramático diferente e deverá fazer uma leitura silenciosa para identificar os elementos que compõem esse tipo de gênero textual, como personagens, atos, cenas, falas e indicações cênicas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Os grupos irão criar um mapa de empatia para um dos personagens do texto dramático escolhido. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender as emoções e necessidades da personagem para compreender melhor a história e suas motivações.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e explicar as escolhas feitas. Em seguida, o faça uma discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas e emoções das personagens.

  5. Etapa 5 - Análise da organização do texto

    Os alunos irão analisar a organização do texto dramático, identificando o enredo, os conflitos, as ideias principais, os pontos de vista e os universos de referência presentes.

  6. Etapa 6 - Aplicação dos conceitos

    Os alunos irão aplicar os conceitos aprendidos em um exercício prático, em que deverão criar um pequeno texto dramático com personagens, atos, cenas, falas e indicações cênicas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre o aprendizado dos alunos e avaliar a aula como um todo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem um texto dramático, como personagens, atos, cenas, falas e indicações cênicas;
  • Estimular a empatia dos alunos para compreender as emoções e necessidades das personagens de um texto dramático;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a organização do texto dramático, identificando o enredo, os conflitos, as ideias principais, os pontos de vista e os universos de referência presentes.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos que compõem um texto dramático;
  • Criação de um mapa de empatia coerente com as emoções e necessidades da personagem escolhida;
  • Análise correta da organização do texto dramático, identificando o enredo, os conflitos, as ideias principais, os pontos de vista e os universos de referência presentes;
  • Criação de um pequeno texto dramático com personagens, atos, cenas, falas e indicações cênicas coerentes.

Ações do professor

  • Apresentar o tema "Texto dramático" e explicar os objetivos da aula;
  • Dividir os alunos em grupos e distribuir os textos dramáticos;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Fazer a discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas e emoções das personagens.
  • Avaliar o aprendizado dos alunos e encerrar a aula.

Ações do aluno

  • Fazer a leitura silenciosa do texto dramático e identificar seus elementos;
  • Criar um mapa de empatia para uma das personagens do texto dramático escolhido;
  • Apresentar o mapa de empatia e explicar as escolhas feitas;
  • Analisar a organização do texto dramático, identificando o enredo, os conflitos, as ideias principais, os pontos de vista e os universos de referência presentes;
  • Criar um pequeno texto dramático com personagens, atos, cenas, falas e indicações cênicas coerentes.