Aula sobre Texto Dramatico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O texto dramático é um gênero textual cujo objetivo é representar uma história por meio da encenação. Ele é muito utilizado no teatro, na televisão, no cinema e em outras formas de arte. Nesta atividade, será trabalhada a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem um texto dramático e entender como ele é organizado. Para isso, será utilizada a metodologia ativa modelo de debate crítico (MDC), em que os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão protagonistas da construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da atividade e explique os objetivos que serão trabalhados. Contextualize o tema, apresentando exemplos de textos dramáticos e como eles são utilizados em diferentes formas de arte.

  2. Etapa 2 - Identificação dos elementos do texto dramático

    Distribua os alunos em grupos e entregue um texto dramático para cada grupo. Os alunos devem identificar os elementos do texto, como personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas. Oriente os alunos e promova a discussão em sala de aula.

  3. Etapa 3 - Organização do texto dramático

    Os alunos devem, em grupo, analisar a organização do texto dramático, identificando o enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Os alunos devem, em grupo, criar um template de avaliação por rubrica contendo os seguintes critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para abordar o tema do texto dramático trabalhado e os seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Os alunos devem discutir o texto dramático com base no template de avaliação por rubrica criado anteriormente. Faça a mediação do debate e promova a discussão entre os alunos. Oriente que os alunos façam anotações em seus cadernos sobre os argumentos levantados na discussão.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem um texto dramático;
  • Compreender a organização do texto dramático;
  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação dos elementos do texto dramático;
  • Análise da organização do texto dramático;
  • Participação no debate crítico.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na identificação dos elementos do texto dramático;
  • Mediar a discussão durante o debate crítico;
  • Propor atividades para fixação do conteúdo.

Ações do aluno

  • Identificar os elementos do texto dramático em grupo;
  • Analisar a organização do texto dramático em grupo;
  • Participar do debate crítico em grupo.