Aula sobre Texto Dramatico
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O texto dramático é um gênero textual cujo objetivo é representar uma história por meio da encenação. Ele é muito utilizado no teatro, na televisão, no cinema e em outras formas de arte. Nesta atividade, será trabalhada a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem um texto dramático e entender como ele é organizado. Para isso, será utilizada a metodologia ativa modelo de debate crítico (MDC), em que os alunos irão criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os estudantes serão protagonistas da construção do conhecimento.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da atividade e explique os objetivos que serão trabalhados. Contextualize o tema, apresentando exemplos de textos dramáticos e como eles são utilizados em diferentes formas de arte.Etapa 2 - Identificação dos elementos do texto dramático
Distribua os alunos em grupos e entregue um texto dramático para cada grupo. Os alunos devem identificar os elementos do texto, como personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas. Oriente os alunos e promova a discussão em sala de aula.Etapa 3 - Organização do texto dramático
Os alunos devem, em grupo, analisar a organização do texto dramático, identificando o enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica
Os alunos devem, em grupo, criar um template de avaliação por rubrica contendo os seguintes critérios: não desenvolvido, parcialmente desenvolvido e plenamente desenvolvido para abordar o tema do texto dramático trabalhado e os seus subtópicos.Etapa 5 - Debate crítico
Os alunos devem discutir o texto dramático com base no template de avaliação por rubrica criado anteriormente. Faça a mediação do debate e promova a discussão entre os alunos. Oriente que os alunos façam anotações em seus cadernos sobre os argumentos levantados na discussão.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos que compõem um texto dramático;
- Compreender a organização do texto dramático;
- Desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação dos elementos do texto dramático;
- Análise da organização do texto dramático;
- Participação no debate crítico.
Ações do professor
- Orientar os alunos na identificação dos elementos do texto dramático;
- Mediar a discussão durante o debate crítico;
- Propor atividades para fixação do conteúdo.
Ações do aluno
- Identificar os elementos do texto dramático em grupo;
- Analisar a organização do texto dramático em grupo;
- Participar do debate crítico em grupo.