Aula sobre Texto Dramatico
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação
Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos de textos dramáticos que os alunos conhecem, como novelas, séries e filmes. Eles também serão apresentados à metodologia ativa que será utilizada na aula.Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Identificação dos elementos do texto dramáticoOs alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação, onde deverão identificar os elementos do texto dramático, como personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas. Para isso, disponibilize diversos textos dramáticos para que os alunos possam analisar.
Estação 2 - Organização do texto dramático
Na segunda estação, os alunos deverão organizar o texto dramático em enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência. Disponibilize textos dramáticos já organizados para que os alunos possam analisar e comparar.
Estação 3 - Criação de um texto dramático
Na terceira estação, os alunos serão desafiados a criar um texto dramático em grupo. Eles deverão utilizar os elementos e a organização aprendidos nas estações anteriores para criar uma história com personagens, diálogos e conflitos.
Etapa 3 - Socialização dos textos criados
Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar o texto dramático criado. Conduza uma discussão sobre as escolhas de cada grupo, destacando as características do gênero textual e os elementos utilizados.Etapa 4 - Reflexão sobre a aprendizagem
Conduza uma reflexão sobre a atividade e a aprendizagem dos alunos, destacando os pontos positivos e negativos da metodologia utilizada e incentivando a participação dos alunos no processo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos do texto dramático;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar o texto dramático em enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência;
- Estimular a criatividade e a cooperação dos alunos;
- Proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa por meio da metodologia ativa;
- Contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dos alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos elementos do texto dramático;
- Organização coerente do texto dramático em enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência;
- Criatividade na criação do texto dramático;
- Participação ativa na atividade;
- Cooperação e respeito com os colegas.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
- Orientar os alunos nas atividades propostas;
- Estimular a participação dos alunos;
- Conduzir a discussão e reflexão sobre a aprendizagem;
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Identificar os elementos do texto dramático;
- Organizar o texto dramático em enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência;
- Criar um texto dramático em grupo;
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Cooperar e respeitar os colegas.