Aula sobre Texto Dramatico

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O texto dramático é um gênero textual que apresenta uma história por meio de diálogos entre personagens, em uma situação de conflito. É comum encontrar textos dramáticos em peças teatrais, filmes, novelas, séries, entre outros. O objetivo desta atividade é identificar os elementos que compõem um texto dramático, como personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas, além de aprender a organizar o texto em enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência. Será utilizada a metodologia ativa rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos de textos dramáticos que os alunos conhecem, como novelas, séries e filmes. Eles também serão apresentados à metodologia ativa que será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Identificação dos elementos do texto dramático

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação, onde deverão identificar os elementos do texto dramático, como personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas. Para isso, disponibilize diversos textos dramáticos para que os alunos possam analisar.

    Estação 2 - Organização do texto dramático

    Na segunda estação, os alunos deverão organizar o texto dramático em enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência. Disponibilize textos dramáticos já organizados para que os alunos possam analisar e comparar.

    Estação 3 - Criação de um texto dramático

    Na terceira estação, os alunos serão desafiados a criar um texto dramático em grupo. Eles deverão utilizar os elementos e a organização aprendidos nas estações anteriores para criar uma história com personagens, diálogos e conflitos.


  3. Etapa 3 - Socialização dos textos criados

    Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar o texto dramático criado. Conduza uma discussão sobre as escolhas de cada grupo, destacando as características do gênero textual e os elementos utilizados.

  4. Etapa 4 - Reflexão sobre a aprendizagem

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e a aprendizagem dos alunos, destacando os pontos positivos e negativos da metodologia utilizada e incentivando a participação dos alunos no processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos do texto dramático;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar o texto dramático em enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência;
  • Estimular a criatividade e a cooperação dos alunos;
  • Proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa por meio da metodologia ativa;
  • Contribuir para o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos do texto dramático;
  • Organização coerente do texto dramático em enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência;
  • Criatividade na criação do texto dramático;
  • Participação ativa na atividade;
  • Cooperação e respeito com os colegas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
  • Orientar os alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Conduzir a discussão e reflexão sobre a aprendizagem;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar os elementos do texto dramático;
  • Organizar o texto dramático em enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista e universos de referência;
  • Criar um texto dramático em grupo;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Cooperar e respeitar os colegas.