Aula sobre Texto Dramatico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O texto dramático é uma forma de comunicação que utiliza a linguagem teatral para contar histórias. Ele é composto por personagens, diálogos, indicações cênicas e é dividido em atos e cenas. O objetivo desta atividade é ensinar os alunos a identificarem esses elementos em um texto dramático. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa sala de aula invertida e os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para contextualizar o tema, serão utilizados exemplos de textos dramáticos famosos, como, por exemplo, "Romeu e Julieta" de Shakespeare ou "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Os alunos receberão previamente um texto de uma peça teatral selecionada. Incentive-os, nesta atividade prévia, a ler e explorar os elementos característicos do texto dramático, como os diálogos entre os personagens, a descrição dos cenários e as indicações de encenação. Eles devem fazer anotações sobre suas impressões, identificar os diferentes tipos de personagens e refletir sobre os conflitos e as temáticas abordadas na peça.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Comece a atividade explicando o que é um texto dramático e seus elementos básicos. Peça que os alunos compartilhem suas observações sobre o texto dramático lido em casa e promova uma discussão coletiva sobre as características do texto dramático e suas particularidades em comparação com outros gêneros literários.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise do texto dramático

    Os alunos receberão outro texto dramático para ler em sala de aula. Divida a turma em grupos e peça para cada grupo analise um trecho do texto, identificando personagens, diálogos e indicações cênicas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a leitura e análise do texto dramático, os alunos devem continuar em grupos para discutir sobre o que foi identificado em cada trecho. Circule pela sala, tirando dúvidas e orientando os alunos na discussão.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena" e "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Oriente os alunos sobre como preencher cada campo, incentivando críticas construtivas e sugestões para melhorar a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido, incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os elementos de um texto dramático;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos elementos do texto dramático;
  • Participação e colaboração nos grupos;
  • Criatividade e qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na leitura e análise do texto dramático;
  • Estimular a participação e colaboração nos grupos;
  • Incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o texto dramático;
  • Participar e colaborar nos grupos;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentá-lo para a turma.