Aula sobre Texto Informativo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos diferentes gêneros informativos (artigo, reportagem, infográfico, etc.) e os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros, para ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esse tipo textual.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente aos alunos alguns exemplos de textos informativos de diferentes gêneros informativos (artigo, reportagem, infográfico, etc.) e discuta com a turma sobre as características desses textos e sua importância na sociedade. Questione os alunos sobre quais são as dificuldades que eles encontram na leitura desse tipo de texto e como eles poderiam tornar a leitura mais fácil e interessante.

  2. Etapa 2 - Investigação

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um gênero de texto informativo para investigar. Os alunos deverão buscar informações sobre as características do gênero escolhido, as marcas linguísticas características, os contextos de produção e exemplos de textos desse gênero.

  3. Etapa 3 - Planejamento

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares para avaliar os trabalhos dos outros grupos. O template deverá conter critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Cada critério deverá ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Execução

    Cada grupo deverá produzir um texto informativo do gênero escolhido, utilizando as informações coletadas na investigação. Os grupos deverão se preocupar em aplicar as características e marcas linguísticas do gênero escolhido para produzir um texto de qualidade.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Cada grupo apresentará seu trabalho para a turma e explicará as características do gênero escolhido. Após a apresentação, os outros grupos avaliarão o trabalho com base no template criado na etapa 3. Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos por eles na criação do template e pela qualidade do trabalho apresentado.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma síntese da atividade com os alunos ressaltando a importância dos textos informativos e as características de cada gênero apresentado. Os alunos poderão fazer um registro dessa síntese em seus cadernos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reflexão sobre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica;
  • Ampliar as possibilidades de compreensão e produção de textos informativos;
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de textos informativos de diferentes gêneros;
  • Dividir a turma em grupos e orientar a investigação sobre o gênero escolhido;
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos pelos alunos na criação do template.

Ações do aluno

  • Investigar as características do gênero de texto informativo escolhido;
  • Criar um template de avaliação por pares com critérios definidos por eles;
  • Produzir um texto informativo do gênero escolhido e apresentar para a turma.