Aula sobre Texto Informativo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Professor, nesta aula, os alunos eles irão trabalhar com o gênero textual "texto informativo", que é aquele cuja função é informar sobre um determinado assunto. E, para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Design Thinking, em que terão que criar um mapa de empatia, pois ele ajudará a entender melhor o público-alvo e, portanto, produzir um texto informativo mais envolvente e didático.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula explicando o que é um texto informativo e quais são as suas características. Em seguida, apresente brevemente a metodologia ativa Design Thinking aos alunos, explicando resumidamente que é a construção de um produto final por meio de etapas com o auxílio de um mapa de empatia para uma melhor construção e entendimento desse produto final.

  2. Etapa 2 - Definição

    Nesta etapa, divida a turma em grupos os grupos e explique que eles irão definir um assunto para o texto informativo que irão construir e qual será o público-alvo escolhido por eles para direcionarem esse texto informativo. Professor, você pode auxiliá-los dando sugestões, tanto do assunto quanto do público-alvo.

  3. Etapa 3 - Criação

    Já nesta etapa, explique que cada grupo irá criar um mapa de empatia, com os seguintes campos: "O que ele pensa e sente?"; "O que ele escuta?"; "O que ele fala e faz?"; "O que ele vê?"; "Perdas" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor qual será o público-alvo escolhido que, neste caso, serão os leitores do texto informativo que eles irão produzir.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e produção

    Os grupos irão entrevistar algumas pessoas, se for possível elas podem ser do próprio ambiente escolar, que se encaixem no público-alvo voltado para o assunto escolhido por eles e utilizarem as informações colhidas para preencherem o mapa de empatia. Depois, peça que eles produzam um texto informativo sobre o assunto escolhido, utilizando as características do gênero e as informações obtidas no mapa de empatia.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o seu texto informativo para a turma, explicando o assunto e o público-alvo escolhidos, as características do gênero utilizadas e como o mapa de empatia ajudou na produção do texto.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os textos produzidos pelos grupos, levando em consideração as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação definidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos informativos de forma envolvente e didática;
  • Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica e as marcas linguísticas características desses gêneros;
  • Trabalhar a criatividade e a empatia dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das características do gênero textual "texto informativo";
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações;
  • Coerência e coesão na estruturação do texto;
  • Criatividade na apresentação das informações;
  • Utilização adequada do mapa de empatia na produção do texto.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e a metodologia ativa Design Thinking;
  • Dividir a turma em grupos e auxiliar na produção do mapa de empatia;
  • Avaliar os textos produzidos pelos grupos;
  • Fornecer feedbacks para os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, da produção do mapa de empatia e da pesquisa;
  • Trabalhar em grupo na produção do texto informativo;
  • Apresentar o texto produzido para a turma;
  • Receber feedbacks do professor e dos colegas.