Aula sobre Texto Informativo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Professor, explique aos alunos que esse gênero textual pretende transmitir informações de forma clara e objetiva, sendo muito comum em livros didáticos, jornais, revistas e sites de notícias.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o objetivo da aula que é desenvolver a habilidade dos alunos em refletir sobre a relação entre os contextos de produção, características composicionais e linguísticas do texto informativo. Faça uma breve revisão sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto, pedindo para que eles compartilhem suas experiências e conhecimentos prévios.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    Apresente aos alunos o template de registro de aprendizagem que eles utilizarão durante a aula. O template deverá conter um espaço para o Check-in, onde os alunos farão uma reflexão inicial sobre o que já sabem sobre o assunto, e um espaço para o Check-out, onde farão uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise

    Apresente aos alunos diversos textos informativos, previamente selecionados por você, e peça que eles analisem as características dos textos como, por exemplo: a linguagem, estrutura, objetivo, público-alvo e fontes de informação. Os alunos poderão registrar suas observações no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutir sobre as características dos textos informativos e como elas variam conforme o público-alvo e o objetivo do texto. Faça a orientação e mediação das discussões.

  5. Etapa 5 - Produção

    Solicite que os alunos produzam um texto informativo sobre um tema específico, utilizando as características aprendidas durante a aula. Forneça fontes de informação, anteriormente selecionadas, para auxiliar na produção do texto. Os alunos poderão registrar o processo de produção no template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Peça que os alunos façam uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e registrem suas conclusões no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base em critérios antecipadamente estabelecidos e forneça um feedback sobre o desempenho deles durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação dos alunos na aula;
  • Compreender o nível de conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto;
  • Conectar o conhecimento prévio dos alunos com o assunto da aula;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e produzir textos informativos;
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre as características e o processo de produção dos textos informativos;

Critérios de avaliação

  • Compreensão das características dos textos informativos;
  • Habilidade em analisar textos;
  • Habilidade em produzir o texto informativo.

Ações do professor

  • Apresentar o objetivo da aula;
  • Apresentar o template de registro de aprendizagem;
  • Orientar e mediar as discussões em grupo;
  • Fornecer fontes de informação para auxiliar na produção do texto;
  • Avaliar os alunos e fornecer feedback.

Ações do aluno

  • Participar da aula;
  • Registrar suas reflexões e conclusões no template de registro de aprendizagem;
  • Analisar textos informativos;
  • Discutir em grupo;
  • Produzir um texto informativo.