Aula sobre Texto Informativo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Para o desenvolvimento da habilidade de leitura e produção de textos informativos, explique aos alunos que é importante que eles compreendam a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica e as marcas linguísticas características desses gêneros. Também diga a eles que irão trabalhar com a metodologia de rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos, passarão por diferentes estações com atividades também diferentes para cada uma delas e, por fim, a criação de um template de Dinâmica dos 3 Q’s.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos exemplos, previamente selecionados, de textos informativos em diferentes formatos, como artigos de divulgação científica, reportagens, infográficos, entre outros.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida os alunos em grupos e defina com eles o tempo de duração e a ordem de rotação dos grupos. As atividades propostas em cada estação são:Estação 1:

    Peça que eles leiam um texto informativo, entregue por você, e respondam às perguntas, também entregues por você, sobre o conteúdo do texto.

    Estação 2:

    Divididos em grupos, oriente os alunos a irem à segunda estação, onde irão produzir um texto informativo sobre um tema previamente escolhido por você.

    Estação 3:

    Agora, os alunos, ainda em grupos, estarão indo à terceira estação, onde irão criar um infográfico sobre os textos informativos e suas características.

    Estação 4:

    Os alunos, divididos em grupos, irão para a quarta estação, onde irão debater sobre os infográficos criados e a importância dos textos informativos para a divulgação científica.


  3. Etapa 3 - Criação do template

    Solicite que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos estudantes sobre a atividade realizada.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Retome os resultados da atividade e recapitule os principais pontos trabalhados na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Consolidar os principais pontos trabalhados na aula;
  • Identificar as características dos diferentes formatos de textos informativos;
  • Desenvolver a habilidade de leitura, compreensão e produção de textos informativos;
  • Desenvolver a habilidade de argumentação, autoavaliação e a criação de infográficos;
  • Criar uma ferramenta para avaliação do estudante sobre a atividade realizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão sobre os exemplos de textos informativos apresentados;
  • Coerência e coesão do texto informativo;
  • Utilização das características dos diferentes formatos de textos informativos;
  • Respostas corretas às perguntas sobre o conteúdo do texto;
  • Argumentação coerente e coesa;

Ações do professor

  • Apresentar os resultados da atividade e recapitular os principais pontos trabalhados na aula;
  • Explicar a metodologia de Rotação por estações;
  • Apresentar exemplos de textos informativos em diferentes formatos;
  • Organizar os alunos em grupos;
  • Orientar os alunos na leitura, compreensão e produção do texto informativo;

Ações do aluno

  • Participar da discussão sobre os exemplos de textos informativos apresentados;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Q’s;
  • Ler e compreender o texto informativo;
  • Responder às perguntas sobre o conteúdo do texto;
  • Produzir um texto informativo sobre o tema escolhido;