Aula sobre Texto Informativo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O objetivo desta aula é trabalhar a habilidade dos alunos de compreender textos informativos, destacando os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros.

  1. Etapa 1 - Escolha do material

    Leia e selecione previamente alguns exemplos de textos informativos, como artigos de divulgação científica, reportagens, verbetes de enciclopédias, infográficos e podcasts. Depois, divida a turma em grupos e atribua um exemplo de texto informativo para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Orientação

    Os alunos devem ler e estudar o exemplo de texto informativo atribuído a seu grupo. Forneça o modelo de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”, para que os alunos possam registrar suas avaliações sobre o texto estudado.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o exemplo de texto informativo estudado para a turma, destacando os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desse gênero. Incentive a participação e discussão da turma, registrando as observações e dúvidas no quadro.

  4. Etapa 4 - Aula expositiva

    Com base nas observações e dúvidas registradas no quadro, apresente uma aula expositiva sobre os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos textos informativos, utilizando exemplos práticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender textos informativos;
  • Ampliar a compreensão dos alunos sobre a construção composicional e as marcas linguísticas características dos textos informativos.
  • Desenvolver a autonomia dos alunos na realização de atividades prévias.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos textos informativos;
  • Participação ativa em todas as etapas da atividade;
  • Clareza e objetividade na apresentação do tema.

Ações do professor

  • Selecionar exemplos de textos informativos para a atividade;
  • Fornecer modelos de Dinâmica dos 3 Q’s como critério de avaliação;
  • Apresentar aula expositiva sobre os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos textos informativos;
  • Incentivar a participação e discussão da turma.

Ações do aluno

  • Estudar e analisar os exemplos de textos informativos atribuídos a seu grupo;
  • Registrar avaliações sobre os textos estudados utilizando a Dinâmica dos 3 Q’s;
  • Participar ativamente na discussão com a turma.