Aula sobre Texto Informativo
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo desta aula é trabalhar a habilidade dos alunos de compreender textos informativos, destacando os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desses gêneros.
Etapa 1 - Escolha do material
Leia e selecione previamente alguns exemplos de textos informativos, como artigos de divulgação científica, reportagens, verbetes de enciclopédias, infográficos e podcasts. Depois, divida a turma em grupos e atribua um exemplo de texto informativo para cada grupo.Etapa 2 - Orientação
Os alunos devem ler e estudar o exemplo de texto informativo atribuído a seu grupo. Forneça o modelo de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”, para que os alunos possam registrar suas avaliações sobre o texto estudado.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar o exemplo de texto informativo estudado para a turma, destacando os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características desse gênero. Incentive a participação e discussão da turma, registrando as observações e dúvidas no quadro.Etapa 4 - Aula expositiva
Com base nas observações e dúvidas registradas no quadro, apresente uma aula expositiva sobre os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos textos informativos, utilizando exemplos práticos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender textos informativos;
- Ampliar a compreensão dos alunos sobre a construção composicional e as marcas linguísticas características dos textos informativos.
- Desenvolver a autonomia dos alunos na realização de atividades prévias.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos textos informativos;
- Participação ativa em todas as etapas da atividade;
- Clareza e objetividade na apresentação do tema.
Ações do professor
- Selecionar exemplos de textos informativos para a atividade;
- Fornecer modelos de Dinâmica dos 3 Q’s como critério de avaliação;
- Apresentar aula expositiva sobre os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos textos informativos;
- Incentivar a participação e discussão da turma.
Ações do aluno
- Estudar e analisar os exemplos de textos informativos atribuídos a seu grupo;
- Registrar avaliações sobre os textos estudados utilizando a Dinâmica dos 3 Q’s;
- Participar ativamente na discussão com a turma.