Aula sobre Texto Injuntivo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Professor, explique aos alunos que o texto injuntivo é um tipo de texto cujo objetivo é orientar e informar o leitor sobre como realizar alguma tarefa ou seguir algum procedimento. Ele é muito comum em manuais de instruções, receitas culinárias, regulamentos, entre outros. É importante que os alunos saibam identificar esse tipo de texto e compreender as informações que ele apresenta, pois isso pode ser útil em diversas situações do cotidiano. Os alunos utilizarão a metodologia ativa Design Sprint para trabalhem em equipe, desenvolvendo um template com cinco etapas para a criação de um texto injuntivo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o texto injuntivo é um tipo de texto cujo objetivo é orientar e informar o leitor sobre como realizar alguma tarefa ou seguir algum procedimento. Ele é muito comum em manuais de instruções, receitas culinárias, regulamentos, entre outros. É importante que os alunos saibam identificar esse tipo de texto e compreender as informações que ele apresenta, pois isso pode ser útil em diversas situações do cotidiano. Os alunos utilizarão a metodologia ativa Design Sprint para trabalhem em equipe, desenvolvendo um template com cinco etapas para a criação de um texto injuntivo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Contextualize o tema apresentando exemplos de textos injuntivos, previamente selecionados, e explique a importância dos alunos saberem a proibição imposta ou o direito garantido em artigos legais. Eles poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Entender

    Divida os alunos em grupos, peça que pesquisem sobre o tema e criem uma lista de perguntas sobre o que é um texto injuntivo e como identificar a proibição imposta ou o direito garantido. Você poderá utilizar recursos digitais para que os alunos possam fazer suas pesquisas.

  4. Etapa 4 - Esboçar

    Com base nas perguntas criadas na etapa anterior, os grupos deverão criar um esboço do template com cinco etapas para a criação de um texto injuntivo. Nesta etapa, os alunos deverão discutir e organizar as informações que consideram mais importantes para a criação do texto.

  5. Etapa 5 - Decidir

    Os grupos deverão apresentar seus esboços e discutir em conjunto as melhores ideias para a criação do template. O objetivo é que a turma chegue a um consenso sobre as cinco etapas que serão utilizadas pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Prototipar

    Com base nas cinco etapas definidas na etapa anterior, os grupos deverão criar um modelo de texto injuntivo. Professor, forneça exemplos de textos injuntivos, previamente selecionados por você, para que os alunos possam se inspirar.

  7. Etapa 7 - Testar

    Os grupos deverão apresentar seus modelos de texto injuntivo para a turma. O professor poderá fazer perguntas sobre o conteúdo apresentado e os alunos poderão dar sugestões de melhorias para os modelos criados pelos colegas.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante a atividade e a qualidade dos modelos criados pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o tipo de texto injuntivo e compreender as informações que ele apresenta;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a pesquisa e a criatividade na elaboração de um modelo de texto injuntivo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade;
  • Qualidade do modelo de texto injuntivo criado pelos grupos;
  • Capacidade dos alunos em identificar o tipo de texto injuntivo e compreender as informações que ele apresenta.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos de textos injuntivos;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los durante as atividades;
  • Fornecer exemplos de textos injuntivos para que os alunos possam se inspirar;
  • Avaliar a participação dos alunos durante a atividade e a qualidade dos modelos criados pelos grupos;
  • Estimular a troca de ideias e o diálogo entre os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e criar perguntas sobre o que é um texto injuntivo e como identificar a proibição imposta ou o direito garantido;
  • Discutir e organizar as informações que consideram mais importantes para a criação do template;
  • Criar um modelo de texto injuntivo com base nas cinco etapas definidas pela turma;
  • Apresentar o modelo de texto injuntivo criado pelo grupo para a turma;
  • Dar sugestões de melhorias para os modelos criados pelos colegas.