Aula sobre Texto Injuntivo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Professor, explique aos alunos que os textos injuntivos são aqueles que apresentam instruções ou ordens, como receitas culinárias, manuais de instrução ou bulas de medicamentos. Eles são bastante comuns em nosso cotidiano e é importante que os estudantes saibam identificá-los e compreendê-los. A metodologia ativa escolhida para esta aula é o Design Thinking, que incentiva a criatividade e a colaboração entre os alunos. Durante a aula, os estudantes irão criar um mapa de empatia, visando entender melhor as necessidades e desejos do público-alvo de um texto injuntivo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que os textos injuntivos são aqueles que apresentam instruções ou ordens, como receitas culinárias, manuais de instrução ou bulas de medicamentos. Eles são bastante comuns em nosso cotidiano e é importante que os estudantes saibam identificá-los e compreendê-los. A metodologia ativa escolhida para esta aula é o Design Thinking, que incentiva a criatividade e a colaboração entre os alunos. Durante a aula, os estudantes irão criar um mapa de empatia, visando entender melhor as necessidades e desejos do público-alvo de um texto injuntivo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o conceito de texto injuntivo e dê exemplos, previamente selecionados, de textos desse tipo presentes no cotidiano dos estudantes, como receitas de bolo ou instruções de jogos. Em seguida, explique aos alunos o que é Design Thinking e como essa metodologia pode ser aplicada para a criação de um mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Criação

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um mapa de empatia de um público-alvo específico de um texto injuntivo que eles irão escolher com o seu auxílio. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Discussão

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma e os alunos irão discutir as semelhanças e diferenças entre os públicos-alvo apresentados.

  5. Etapa 5 - Identificação

    Apresente características comuns aos textos injuntivos e os alunos irão identificá-las a partir dos mapas de empatia criados.

  6. Etapa 6 - Produção

    Os alunos irão trabalhar em grupos para produzir um texto injuntivo que atenda às necessidades e desejos do público-alvo identificado em seu mapa de empatia.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu texto injuntivo para a turma e os alunos irão avaliar se o texto atende às necessidades e desejos do público-alvo identificado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as orientações presentes em textos injuntivos e seus efeitos de sentido;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de escolha e de compreensão das necessidades e desejos de um público-alvo.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características dos textos injuntivos;
  • Coerência entre o texto injuntivo produzido e as necessidades e desejos do público-alvo identificado;
  • Clareza e objetividade no texto injuntivo produzido.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de texto injuntivo;
  • Orientar os alunos na escolha de um texto injuntivo e na criação do mapa de empatia;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para escolher um texto injuntivo e para criar um mapa de empatia;
  • Identificar as características dos textos injuntivos;
  • Produzir um texto injuntivo que atenda às necessidades e desejos do público-alvo identificado.