Aula sobre Texto Injuntivo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Professor, explique aos alunos que o texto injuntivo é um tipo de texto cujo objetivo é orientar o leitor a realizar uma ação, seja ela proibida ou permitida. Ele está presente em diversos lugares do nosso cotidiano, como em manuais de instrução, regulamentos escolares, livros de receitas, entre outros. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva a compreensão e aplicação desse tipo de texto. A metodologia ativa escolhida é a gamificação, que consiste em utilizar elementos de jogos em atividades não lúdicas, tornando o aprendizado mais engajador e divertido.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o texto injuntivo é um tipo de texto cujo objetivo é orientar o leitor a realizar uma ação, seja ela proibida ou permitida. Ele está presente em diversos lugares do nosso cotidiano, como em manuais de instrução, regulamentos escolares, livros de receitas, entre outros. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que envolva a compreensão e aplicação desse tipo de texto. A metodologia ativa escolhida é a gamificação, que consiste em utilizar elementos de jogos em atividades não lúdicas, tornando o aprendizado mais engajador e divertido.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é um texto injuntivo, utilizando exemplos práticos como manuais de instrução e regulamentos escolares, previamente selecionados. Em seguida, divida os alunos em grupos, e explique que eles receberão a tarefa de criar um jogo que envolva a compreensão e aplicação desse tipo de texto.

  3. Etapa 3 - Brainstorm

    Cada grupo deverá realizar um brainstorming para definir o nome, objetivo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. Circule pela sala e auxilie os alunos na elaboração das ideias.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento

    Com as ideias definidas, cada grupo deverá desenvolver o jogo, utilizando materiais como papel, lápis de cor e caneta. Professor, estimule a criatividade e ajude os alunos na construção do jogo sempre que eles precisarem.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como funciona, quais são os desafios e como a compreensão do texto injuntivo é aplicada no jogo.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre os jogos criados, analisando os pontos positivos e negativos de cada um e destacando os elementos que tornam o jogo engajador.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Peça que cada aluno faça uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula, destacando os principais conceitos sobre texto injuntivo e como a metodologia da gamificação pode auxiliar no processo de aprendizagem.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Faça um breve resumo do que foi aprendido na aula e destaque a importância da compreensão e aplicação do texto injuntivo no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as orientações presentes em textos injuntivos e seus efeitos de sentido;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo;
  • Utilizar elementos de jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e divertido.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade na criação do jogo;
  • Clareza na aplicação do texto injuntivo no jogo;
  • Coerência entre os elementos do jogo (nome, objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso).

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o que é um texto injuntivo;
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração do jogo;
  • Auxiliar os alunos na construção do jogo;
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo;
  • Fazer um resumo do que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do jogo em grupo;
  • Aplicar o texto injuntivo no jogo de forma clara e coerente;
  • Participar da discussão em grupo sobre os jogos criados;
  • Realizar a reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula;
  • Demonstrar interesse e engajamento durante toda a atividade.