Aula sobre Texto Injuntivo
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Professor, explique aos alunos que o texto injuntivo é muito comum no cotidiano das pessoas, principalmente em situações que envolvem regras, normas, leis e até mesmo receitas culinárias. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a proibição imposta ou o direito garantido, bem como as circunstâncias de sua aplicação, em diversos tipos de texto injuntivo. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual criarão um modelo de juri, com grupos defensor e opositor, além de uma banca julgadora, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que o texto injuntivo é muito comum no cotidiano das pessoas, principalmente em situações que envolvem regras, normas, leis e até mesmo receitas culinárias. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar a proibição imposta ou o direito garantido, bem como as circunstâncias de sua aplicação, em diversos tipos de texto injuntivo. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual criarão um modelo de juri, com grupos defensor e opositor, além de uma banca julgadora, para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema e explique o que é um texto injuntivo, suas características e exemplos práticos. Faça uma breve discussão em sala de aula para que os alunos possam expor suas ideias e conceitos sobre o assunto. Depois, entregue um tipo de texto injuntivo aos alunos, previamente selecionado por você, para que eles possam debater sobre as orientações presentes nele. Por exemplo, algumas leis, sejam elas federais, estaduais ou municipais.Etapa 3 - Formação dos grupos
Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O grupo de observadores será responsável por avaliar a performance dos demais grupos e dar feedbacks construtivos.Etapa 4 - Pesquisa
Permita que cada grupo tenha um tempo para pesquisar e elaborar seus argumentos e contra-argumentos sobre o tema. Forneça materiais de apoio, como textos e vídeos, previamente selecionados por você, para que os grupos possam se preparar para o debate.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos. A banca julgadora avaliará as apresentações e fará perguntas para os grupos. Os observadores também terão um tempo para registrar suas observações.Etapa 6 - Conclusões
Faça uma breve discussão geral sobre o debate e estimule os alunos a refletirem sobre o que aprenderam. Discuta, com eles, as diferenças entre os argumentos e os contra-argumentos apresentados, além das circunstâncias de sua aplicação.Etapa 7 - Produção
Peça que cada aluno produza um texto injuntivo que expresse sua opinião sobre o tema. Oriente-os sobre como elaborar um texto claro e coeso, levando em consideração as características do gênero.Etapa 8 - Socialização
Permita que os alunos socializem seus textos com a turma para receberem feedbacks dos colegas. Também faça uma avaliação geral dos textos, destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificarem as orientações presentes em textos injuntivos;
- Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos;
- Promover a participação ativa e colaborativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaborativa dos alunos durante o debate;
- Clareza e coesão dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor;
- Qualidade e coerência dos textos produzidos pelos alunos;
- Observações registradas pelos grupos de observadores em relação ao desempenho dos demais grupos;
- Feedbacks construtivos recebidos pelos alunos.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar as características do texto injuntivo;
- Dividir os alunos em grupos e fornecer materiais de apoio para pesquisa;
- Mediar o debate, avaliar as apresentações e fazer perguntas para os grupos;
- Orientar os alunos na produção de texto injuntivo, destacando as características do gênero;
- Fornecer feedbacks construtivos e estimular a reflexão sobre o que foi aprendido.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e contra-argumentos sobre o tema;
- Pesquisar e elaborar seus argumentos e contra-argumentos sobre o tema;
- Produzir um texto injuntivo que expresse sua opinião sobre o tema;
- Registrar suas observações sobre o desempenho dos demais grupos;
- Dar feedbacks construtivos aos colegas durante a socialização dos textos.