Aula sobre Texto Injuntivo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, explique aos alunos que o texto injuntivo é um tipo de texto que apresenta orientações, instruções e comandos para o leitor. É comum encontrarmos esse tipo de texto em manuais de instrução, receitas culinárias, regras de jogos, entre outros. É importante que os alunos desenvolvam habilidades para identificar esses textos, compreender as orientações apresentadas e perceber como elas são aplicadas no cotidiano. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criarem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o texto injuntivo é um tipo de texto que apresenta orientações, instruções e comandos para o leitor. É comum encontrarmos esse tipo de texto em manuais de instrução, receitas culinárias, regras de jogos, entre outros. É importante que os alunos desenvolvam habilidades para identificar esses textos, compreender as orientações apresentadas e perceber como elas são aplicadas no cotidiano. Nesta aula, eles utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para criarem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o texto injuntivo e como ele é utilizado no cotidiano. Em seguida, apresente exemplos, previamente selecionados por você, de textos injuntivos em diferentes contextos, como manuais de instrução de aparelhos eletrônicos, receitas culinárias, regras de jogos, entre outros.

  3. Etapa 3 - Leitura e análise

    Entregue aos alunos um texto injuntivo e peça que realizem a leitura individualmente. Em seguida, proponha uma discussão em grupo sobre o que foi compreendido no texto e as orientações presentes nele.

  4. Etapa 4 - Criação

    Solicite que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O template deve ser criado em grupos e depois apresentado em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Entregue, agora, aos alunos, um novo texto injuntivo e explique que eles devem utilizar o template criado na etapa anterior, preenchendo os campos dele. Em seguida, peça que os alunos discutam em grupo os resultados e as percepções sobre o texto.

  6. Etapa 6 - Identificação

    Utilizando o novo texto injuntivo, os alunos devem identificar as orientações presentes nele. Auxilie-os na compreensão dessas orientações e os efeitos delas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da habilidade de identificar o texto injuntivo e compreender as orientações presentes nele.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar o texto injuntivo e compreender as orientações presentes nele;
  • Estimular a criatividade e trabalho em grupo dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Q’s;
  • Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre a aplicação das orientações do texto injuntivo no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das orientações de um texto injuntivo;
  • Participação ativa na criação do template de Dinâmica dos 3 Q’s;
  • Compreensão e aplicação das orientações do texto injuntivo.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática o que é o texto injuntivo e como ele é utilizado no cotidiano;
  • Proporcionar atividades práticas e dinâmicas para a compreensão do tema;
  • Auxiliar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Q’s.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em grupo na criação do template de Dinâmica dos 3 Q’s;
  • Identificar as orientações presentes no texto injuntivo e refletir sobre sua aplicação no cotidiano.