Aula sobre Textos Normativos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Explique aos alunos que os textos normativos são importantes para a organização da sociedade e a garantia dos direitos e deveres de seus membros. É fundamental que eles compreendam a importância desses textos para a construção de uma sociedade justa e democrática. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver modelo de Regimento Escolar, seguindo a estrutura e os objetivos de textos normativos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e apresente exemplos de documentos legais que envolvam direitos de crianças, adolescentes e jovens, como a Declaração dos Direitos Humanos, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.Etapa 2 - Divisão em grupos e leitura
Divida os alunos em grupos de 4 a 6 estudantes e entregue aos grupos trechos dos textos normativos citados anteriormente. Os alunos devem realizar a leitura para terem mais familiaridade com a linguagem e os temas tratados neste tipo de texto.Etapa 3 - Discussão
Após a leitura dos textos, fale aos alunos quais são os critérios para a elaboração do Regimento Escolar. São eles: normas disciplinares, organização e funcionamento da escola, direitos e deveres dos alunos, políticas de inclusão e atividades extracurriculares. Após apresentar os critérios, oriente os grupos a iniciarem a discussão para a elaboração do texto.Etapa 4 - Produção textual
Após definidas as regras e normas, cada grupo deverá elaborar um texto que contemple todos os pontos discutidos.Etapa 5 - Apresentação
Em seguida, os grupos deverão apresentar seus textos para toda a turma e discutir eventuais dúvidas e sugestões.Etapa 6 - Eleição dos melhores Regimentos
Por fim, os alunos deverão eleger as melhores propostas e construir, em conjunto, um único regimento escolar para a escola. Você pode revisar o texto final e discutir com os alunos a importância das regras e normas para o bom convívio em sociedade.Dica:
O regimento escolar elaborado pelos alunos poderá ser apresentado à direção da escola, para ser considerado em eventuais atualizações do regimento oficial da instituição.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação e negociação;
- Estimular a colaboração;
- Promover o senso de responsabilidade;
- Estimular o pensamento crítico;
- Desenvolver habilidades de escrita.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos nas discussões e elaboração do regimento;
- Clareza e coesão do texto;
- Respeito aos direitos e deveres dos alunos e à legislação vigente;
- Originalidade e criatividade na proposta de regras e normas.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre a tarefa e esclarecer eventuais dúvidas;
- Estimular a participação e o diálogo entre os alunos;
- Avaliar os trabalhos e dar feedbacks;
- Discutir com os alunos a importância das regras e normas para o convívio em sociedade.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe e discutir em grupo as propostas de regras e normas;
- Realizar pesquisas e buscar informações para fundamentar as propostas;
- Elaborar um texto claro e coeso com as propostas de regras e normas;
- Participar das discussões em sala de aula e apresentar suas ideias.