Aula sobre Textos Normativos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os textos normativos são fundamentais para a organização da sociedade e para garantir os direitos de todos os cidadãos. Eles são encontrados em diversos lugares, como na Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Regimento Escolar, entre outros. É importante que os estudantes compreendam a importância desses textos e como eles influenciam a vida de todos. Nesta atividade, será utilizada a metodologia Design Sprint para que os alunos criem um template com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar textos normativos. Com isso, os estudantes poderão compreender melhor como esses textos são criados e sua importância para a sociedade.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente os conceitos básicos sobre textos normativos e sua importância para a sociedade. Os alunos irão discutir em grupos sobre a relevância desses textos e como eles impactam suas vidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão criar um mapa mental sobre os principais pontos que um texto normativo deve conter, utilizando exemplos de textos que eles conhecem.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus mapas mentais para a turma e juntos irão decidir quais são os pontos mais importantes que um texto normativo deve conter.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um texto normativo fictício, utilizando os pontos decididos na etapa anterior. Eles deverão apresentar seus textos para a turma.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão avaliar os textos criados pelos outros grupos e dar sugestões de melhorias. Juntos, irão discutir como esses textos poderiam ser aplicados na realidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar textos normativos com o cotidiano dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de criação de textos normativos;
  • Fomentar a compreensão da importância dos direitos e deveres na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Qualidade do mapa mental criado na etapa 2;
  • Criatividade e qualidade do texto normativo criado na etapa 4;
  • Participação ativa na avaliação dos textos criados pelos outros grupos.

Ações do professor

  • Apresentar conceitos básicos sobre textos normativos e sua importância;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental e do texto normativo;
  • Estimular a avaliação crítica dos textos criados pelos outros grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um mapa mental sobre os pontos importantes de um texto normativo;
  • Criar um texto normativo fictício;
  • Avaliar criticamente os textos criados pelos outros grupos;
  • Participar das discussões sobre como os textos criados poderiam ser aplicados na realidade.