Aula sobre Textos Normativos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Explique aos alunos que os textos normativos são documentos legais e normativos que regulamentam a organização escolar e a sociedade na totalidade, garantindo direitos e deveres para todos os cidadãos. Você pode trazer alguns exemplos práticos para ilustrar a temática, como a Constituição Federal, o Regimento Escolar e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e divisão da turma em grupos

    Apresente o tema da aula e os exemplos aos alunos. Depois, divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Leitura de trechos da Constituição Federal

    Distribua aos grupos trechos da Constituição Federal. Explique que esse documento é a lei fundamental que rege o Brasil, nela estão presentes direitos e deveres de todos os cidadãos e das instituições. Para que os alunos possam compreender melhor a importância desses direitos, é fundamental conhecerem a aplicação dos mesmos na prática.

  3. Etapa 3 - Produção de texto

    Após a leitura dos trechos da Constituição, cada grupo deverá produzir um pequeno texto contendo 3 situações cotidianas que envolvam a garantia ou a violação de um direito garantido pela Constituição Federal. Por exemplo, o direito à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade de expressão, entre outros.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Os grupos devem apresentar os textos e debater sobre as situações apresentadas, discutindo a importância da garantia dos direitos e as possíveis consequências da violação dos mesmos.

  5. Etapa 5 - Plano de ação

    Nesta etapa, cada grupo deve escolher uma das situações apresentadas e elaborar um plano de ação para garantir o direito violado ou para manter o direito garantido na situação apresentada.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar os planos de ação e debater sobre a importância da participação ativa da sociedade na garantia dos direitos previstos na Constituição Federal.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a pesquisa e a leitura crítica sobre a Constituição Federal e seus direitos e deveres;
  • Desenvolver habilidades de escrita, síntese e organização de informações;
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos na produção de textos;
  • Promover a reflexão sobre a importância dos direitos e deveres previstos na Constituição Federal para a sociedade brasileira;
  • Estimular a criatividade dos alunos na produção de textos com diferentes formatos e estilos.

Critérios de avaliação

  • Nível de compreensão do aluno sobre a Constituição Federal e dos elementos fundamentais abordados no estudo de caso;
  • Análise de informações, selecionar as principais ideias e apresentá-las de forma clara e objetiva no texto produzido;
  • Capacidade do aluno de construir um texto coeso e coerente, com argumentos claros e bem estruturados;
  • Apresentar ideias originais e criativas no texto;
  • Correção gramatical, ortográfica e sintática do texto produzido pelo aluno.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na seleção de informações relevantes sobre a Constituição Federal;
  • Explicar e esclarecer dúvidas sobre os objetivos da atividade e os critérios de avaliação;
  • Acompanhar o processo de pesquisa e produção dos textos pelos alunos, dando feedbacks e sugestões de melhoria;
  • Estimular a colaboração entre os alunos, incentivando a troca de ideias e experiências na produção dos textos.

Ações do aluno

  • Ler e compreender trechos da Constituição Federal, identificando os principais pontos e questões apresentadas;
  • Organizar as informações obtidas e produzir um texto claro, objetivo e coeso, seguindo as orientações e exigências do estudo de caso;
  • Revisar e editar o texto produzido, verificando se as informações estão completas e corretas, e se a linguagem está adequada ao público-alvo e ao objetivo do texto;
  • Produzir um estudo de caso sobre alguma temática da Constituição Federal.