Aula sobre Textos Normativos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicialmente, explique aos alunos que os textos normativos procuram normatizar, ou seja, estabelecer regras e condutas a serem seguidas em determinada situação. Diga que eles podem ser encontrados em diferentes áreas, como direito, política, educação, entre outras. É importante que os estudantes compreendam a estrutura, linguagem e finalidades desses textos, além de relacioná-los ao seu contexto de produção e às experiências humanas e fatos históricos e sociais. Para isso, vamos trabalhar, especificamente, a Declaração dos Direitos Humanos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao “Desafio dos Direitos Humanos”

    Apresente o tema e explique o que são textos normativos. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e apresente a proposta do jogo que eles vão jogar ao longo da aula. O objetivo do Desafio dos Direitos Humanos é incentivar os alunos a aprender sobre a Declaração dos Direitos Humanos de forma divertida e interativa, compreendendo a estrutura do texto normativo. Incentive-os a discutir as respostas e a pensar criticamente sobre os direitos humanos.

  2. Etapa 2 - Comunicando as regras do jogo

    Comunique aos alunos as regras do jogo, que estão listadas abaixo:

    1\. O jogo é jogado em equipe de 4 a 5 jogadores;

    2\. Cada equipe começa com 10 pontos;

    3\. Cada equipe tira uma carta com uma pergunta e a lê em voz alta para todos os jogadores;

    4\. A carta contém uma pergunta relacionada à Declaração dos Direitos Humanos;

    5\. A equipe deve responder à pergunta em uma folha;

    6\. Se a equipe acertar a resposta, ela ganha 2 pontos. Se a equipe errar, perde 1 ponto;

    7\. O jogo continua até que todas as perguntas tenham sido respondidas;

    8\. A equipe com mais pontos no final do jogo vence.


  3. Etapa 3 - Leitura do texto normativo

    Distribua às equipes cópias da Declaração dos Direitos Humanos. Explique que eles devem ler atentamente ao texto, compreender sua estrutura e interpretar o seu conteúdo, para conseguirem responder às perguntas.

  4. Etapa 4 - Perguntas do jogo

    Distribua as perguntas do jogo para as equipes. Elas estão listadas abaixo:

    1\. Qual é o objetivo principal da Declaração dos Direitos Humanos?

    2\. Por que a Declaração dos Direitos Humanos é importante para a sociedade?

    3\. Qual é a importância do direito à educação na Declaração dos Direitos Humanos?

    4\. Quais são as três categorias de direitos humanos?

    5\. Quais são os direitos sociais garantidos pela Declaração dos Direitos Humanos?

    6\. O que significa o termo "discriminação" na Declaração dos Direitos Humanos?


  5. Etapa 5 - Apresentação e apuração de pontos

    Após responderem todas as perguntas, os grupos devem apresentar as suas respostas. Defina os acertos e os erros de cada grupo e qual é a recompensa de pontos. Após somar as pontuações, indique qual equipe é a vencedora.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender o que são textos normativos e relacioná-los ao seu contexto de produção e às experiências humanas e fatos históricos e sociais;
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Desenvolver o pensamento crítico ao elaborar e responder perguntas relacionadas aos direitos humanos, os alunos são estimulados a refletir sobre questões éticas e sociais importantes, ampliando sua capacidade de argumentação e formação de opinião crítica;
  • Promover a aprendizagem lúdica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Envolvimento e a participação ativa dos alunos durante o jogo, considerando o cumprimento das regras e a colaboração com os demais colegas;
  • Conhecimento dos alunos sobre os direitos humanos, verificando a precisão das respostas dadas e a compreensão dos conceitos abordados no jogo;
  • Habilidade dos alunos em se comunicar de forma clara e objetiva durante o jogo, seja na exposição de ideias, na argumentação ou na negociação com os colegas.

Ações do professor

  • Explicar as regras do jogo e garantir que os alunos compreenderam as instruções;
  • Orientar e mediar o processo de discussão e reflexão dos alunos durante e após a realização do jogo, apoiando-os no entendimento dos conceitos abordados e estimulando a troca de ideias entre eles;
  • Avaliar e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Leitura atenta do texto normativo para responder corretamente às perguntas;
  • Trabalho em equipe;
  • Tomar decisões importantes em conjunto, como escolher qual pergunta responder.