Aula sobre Textos Normativos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema principal deste material é a relação dos textos normativos com a organização escolar e os direitos dos alunos. Introduza o tema aos alunos e contextualize-o. Você pode utilizar exemplos práticos, tais como a Declaração dos Direitos Humanos, a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o regimento escolar para exemplificar textos normativos.

  1. Etapa 1 - Divisão em estações de trabalho

    Divida a turma em 4 grupos. Cada grupo começará fazendo a leitura em uma estação de trabalho. Os grupos terão 10 minutos para ler os textos de cada estação. Ao final do tempo, avise os alunos que eles deverão trocar de estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Declaração dos Direitos Humanos

    Explique que eles deverão ler um trecho da Declaração dos Direitos Humanos. Eles devem entender o texto, anotando no caderno os principais pontos do texto e suas aplicações na realidade escolar.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Constituição Federal

    Explique que eles deverão ler um trecho da Constituição Federal. Eles devem entender o texto, anotando no caderno os principais pontos do texto e suas aplicações na realidade escolar.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Estatuto da Criança e do Adolescente

    Explique que eles deverão ler um trecho do Estatuto da Criança e do Adolescente. Eles devem entender o texto, anotando no caderno os principais pontos do texto e suas aplicações na realidade escolar.

  5. Etapa 5 - Estação 4 - Regimento Escolar

    Explique que eles deverão ler um trecho do Regimento Escolar. Eles devem entender o texto, anotando no caderno os principais pontos do texto e suas aplicações na realidade escolar.

  6. Etapa 6 - Apresentação para a turma

    Com as anotações feitas no caderno, cada grupo fará um resumo sobre os textos em cartazes, que deverão ser apresentados para toda a turma. Cada grupo irá apresentar seu cartaz para a turma, explicando os principais pontos discutidos e como eles se relacionam com a realidade escolar. Avalie a qualidade da apresentação e a compreensão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Feche a aula destacando os principais pontos discutidos e como eles se relacionam com a realidade escolar. Avalie também a aula e a compreensão dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar textos normativos com a organização escolar e os direitos dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de análise e interpretação de textos normativos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as estações;
  • Qualidade do cartaz produzido pelo grupo;
  • Compreensão e aplicação correta dos textos normativos;
  • Qualidade da apresentação do cartaz;

Ações do professor

  • Orientar e esclarecer as dúvidas dos alunos em todas as estações;
  • Avaliar a qualidade das produções dos alunos;
  • Fechar a aula destacando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Ler e analisar os textos normativos em grupo;
  • Discutir e debater os pontos discutidos nos textos;
  • Produzir um cartaz criativo e informativo;
  • Apresentar o cartaz para a turma.