Aula sobre Textura – Vincent Van Gogh
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Vincent Van Gogh foi um pintor holandês que viveu no século XIX e é considerado um dos maiores artistas da história da arte. Ele é conhecido por suas pinceladas marcantes e texturas únicas, que deram vida a suas obras. Nesta aula, vamos explorar a técnica de textura utilizada por Van Gogh e como ela pode ser aplicada em nossas próprias criações.
Etapa 1 - Problema
Apresente o problema para a turma: "Como podemos criar texturas únicas em nossas obras de arte, assim como Vincent Van Gogh?"Etapa 2 - Geração de Alternativas
Os alunos, em grupos, deverão pesquisar sobre a técnica de textura utilizada por Van Gogh e explorar diferentes materiais que podem ser utilizados para criar texturas em suas próprias obras.Etapa 3 - Solução
Com base nas alternativas geradas, os grupos deverão escolher uma técnica de textura e criar uma obra de arte utilizando-a. Eles deverão registrar todo o processo em um diário de bordo.Etapa 4 - Apresentação
Os grupos apresentarão suas obras de arte e seus diários de bordo para a turma.Etapa 5 - Discussão
A turma discutirá as diferentes técnicas de textura utilizadas pelos grupos e como elas podem ser aplicadas em outras obras de arte.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de criação de suas obras de arte e o que aprenderam sobre a técnica de textura.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos a seguir.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de análise de elementos constitutivos das artes visuais.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa em grupo.
- Qualidade da obra de arte criada e da técnica de textura utilizada.
- Qualidade do diário de bordo e da reflexão sobre o processo de criação.
Ações do professor
- Apresentar o problema e orientar os alunos na pesquisa em grupo.
- Acompanhar o processo de criação das obras de arte e orientar os alunos na utilização da técnica de textura.
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a técnica de textura utilizada por Van Gogh e explorar diferentes materiais que podem ser utilizados para criar texturas em suas próprias obras.
- Criar uma obra de arte utilizando a técnica de textura escolhida e registrar todo o processo em um diário de bordo.
- Apresentar a obra de arte e o diário de bordo para a turma e participar da discussão sobre as diferentes técnicas de textura utilizadas pelos grupos.