Aula sobre Textura – Vincent Van Gogh

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Vincent Van Gogh foi um pintor holandês que viveu no século XIX e é considerado um dos maiores artistas da história da arte. Ele é conhecido por suas pinceladas marcantes e texturas únicas, que deram vida a suas obras. Nesta aula, vamos explorar a técnica de textura utilizada por Van Gogh e como ela pode ser aplicada em nossas próprias criações.

  1. Etapa 1 - Problema

    Apresente o problema para a turma: "Como podemos criar texturas únicas em nossas obras de arte, assim como Vincent Van Gogh?"

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Os alunos, em grupos, deverão pesquisar sobre a técnica de textura utilizada por Van Gogh e explorar diferentes materiais que podem ser utilizados para criar texturas em suas próprias obras.

  3. Etapa 3 - Solução

    Com base nas alternativas geradas, os grupos deverão escolher uma técnica de textura e criar uma obra de arte utilizando-a. Eles deverão registrar todo o processo em um diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os grupos apresentarão suas obras de arte e seus diários de bordo para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão

    A turma discutirá as diferentes técnicas de textura utilizadas pelos grupos e como elas podem ser aplicadas em outras obras de arte.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o processo de criação de suas obras de arte e o que aprenderam sobre a técnica de textura.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos a seguir.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de análise de elementos constitutivos das artes visuais.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa em grupo.
  • Qualidade da obra de arte criada e da técnica de textura utilizada.
  • Qualidade do diário de bordo e da reflexão sobre o processo de criação.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Acompanhar o processo de criação das obras de arte e orientar os alunos na utilização da técnica de textura.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a técnica de textura utilizada por Van Gogh e explorar diferentes materiais que podem ser utilizados para criar texturas em suas próprias obras.
  • Criar uma obra de arte utilizando a técnica de textura escolhida e registrar todo o processo em um diário de bordo.
  • Apresentar a obra de arte e o diário de bordo para a turma e participar da discussão sobre as diferentes técnicas de textura utilizadas pelos grupos.