Aula sobre Textura – Vincent Van Gogh
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Vincent Van Gogh foi um pintor pós-impressionista holandês que se destacou por suas pinceladas marcantes e texturas únicas. Nesta aula, os alunos serão apresentados ao conceito de textura na arte e irão explorar as obras de Van Gogh para entender como ele utilizava essa técnica em suas pinturas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique o que é textura na arte. Mostre exemplos de obras de arte que utilizam textura e como isso pode ser percebido pelos sentidos.Etapa 2 - Introdução ao trabalho em grupo
Divida os alunos em grupos e os oriente a tarefa de criar um diário de bordo sobre o tema, contendo os campos de _Problema_, _Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_. Explique o que é um diário de bordo e como ele pode ser utilizado para organizar ideias e solucionar problemas.Etapa 3 - Análise das obras de Van Gogh
Os alunos irão analisar algumas obras de Van Gogh e identificar as texturas presentes nelas. Serão discutidos os materiais utilizados pelo artista e como ele criava essas texturas em suas pinturas.Etapa 4 - Geração de ideias
Os grupos irão discutir e gerar ideias para a criação do diário de bordo. Incentive os alunos a pensar em diferentes formas de representar a textura na arte e como isso pode ser aplicado em suas próprias produções.Etapa 5 - Criação do diário de bordo
Os grupos irão criar o diário de bordo, utilizando materiais analógicos como papel, lápis, canetas coloridas, entre outros. Oriente os alunos a utilizar diferentes técnicas para representar a textura na arte.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Os grupos irão apresentar seus diários de bordo para a turma, explicando como chegaram às soluções apresentadas e como utilizaram as técnicas de textura na arte.Etapa 7 - Reflexão e avaliação
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do diário de bordo e como isso contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades em análise dos elementos constitutivos das artes visuais. Avalie os alunos de acordo com critérios pré-estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas em grupo.
- Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação em público.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos campos de _Problema_, _Geração de_ _a__lternativas_ e _Solução_ no diário de bordo.
- Utilização de diferentes técnicas de textura na arte.
- Coerência entre as ideias apresentadas e a solução final.
Ações do professor
- Apresentar o tema e orientar os alunos durante todo o processo.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos.
- Avaliar os diários de bordo e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente do processo de criação do diário de bordo.
- Trabalhar em grupo e contribuir com ideias.
- Apresentar o diário de bordo para a turma de forma clara e objetiva.