Aula sobre Textura – Vincent Van Gogh
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Vincent Van Gogh foi um dos maiores artistas do século XIX e suas obras são conhecidas por sua técnica única e uso intenso de texturas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da textura na arte e como Van Gogh a utilizou em suas obras.
Etapa 1 - Check-in
Apresente uma imagem de uma obra de Van Gogh e pergunte aos alunos o que eles notam na textura da pintura. Cada aluno irá anotar suas observações em um caderno.Etapa 2 - Introdução
Apresente uma breve biografia de Van Gogh e explique a importância da textura em suas obras. Em seguida, mostre algumas imagens de suas pinturas e peça aos alunos que observem a textura presente em cada uma delas.Etapa 3 - Exploração
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma lista de materiais que podem ser usados para criar texturas em uma pintura. Cada grupo irá apresentar suas ideias para a turma.Etapa 4 - Experimentação
Cada aluno irá criar uma pintura utilizando os materiais escolhidos pelo grupo. Forneça orientações e dicas para ajudar os alunos a criar texturas interessantes.Etapa 5 - Check-out
Os alunos irão compartilhar suas pinturas com a turma e explicar as texturas que criaram. Cada aluno irá anotar suas observações em um caderno.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma discussão sobre a importância da textura na arte e como ela pode ser usada para criar e transmitir emoções. Os alunos irão compartilhar suas opiniões e ideias.Etapa 7 - Check-out final
Os alunos irão preencher um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar o que aprenderam sobre textura na arte e como Van Gogh a utilizou em suas obras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
- Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de texturas em uma pintura.
- Promover a reflexão sobre a importância da textura na arte e como ela pode ser usada para criar e transmitir emoções.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em identificar e descrever a textura presente nas obras de Van Gogh.
- Criatividade e originalidade na criação de texturas em uma pintura.
- Participação ativa e construtiva nas discussões em grupo e na turma.
Ações do professor
- Apresentar uma breve biografia de Van Gogh e explicar a importância da textura em suas obras.
- Fornecer orientações e dicas para ajudar os alunos a criar texturas interessantes em suas pinturas.
- Conduzir discussões em grupo e na turma para estimular a reflexão sobre a importância da textura na arte.
Ações do aluno
- Observar e descrever a textura presente nas obras de Van Gogh.
- Trabalhar em grupo para criar uma lista de materiais que podem ser usados para criar texturas em uma pintura.
- Criar uma pintura utilizando os materiais escolhidos pelo grupo e compartilhar suas observações sobre as texturas criadas.