Aula sobre Textura – Vincent Van Gogh

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Vincent Van Gogh foi um dos maiores artistas do século XIX e suas obras são conhecidas por sua técnica única e uso intenso de texturas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da textura na arte e como Van Gogh a utilizou em suas obras.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente uma imagem de uma obra de Van Gogh e pergunte aos alunos o que eles notam na textura da pintura. Cada aluno irá anotar suas observações em um caderno.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente uma breve biografia de Van Gogh e explique a importância da textura em suas obras. Em seguida, mostre algumas imagens de suas pinturas e peça aos alunos que observem a textura presente em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Exploração

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma lista de materiais que podem ser usados para criar texturas em uma pintura. Cada grupo irá apresentar suas ideias para a turma.

  4. Etapa 4 - Experimentação

    Cada aluno irá criar uma pintura utilizando os materiais escolhidos pelo grupo. Forneça orientações e dicas para ajudar os alunos a criar texturas interessantes.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão compartilhar suas pinturas com a turma e explicar as texturas que criaram. Cada aluno irá anotar suas observações em um caderno.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma discussão sobre a importância da textura na arte e como ela pode ser usada para criar e transmitir emoções. Os alunos irão compartilhar suas opiniões e ideias.

  7. Etapa 7 - Check-out final

    Os alunos irão preencher um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para registrar o que aprenderam sobre textura na arte e como Van Gogh a utilizou em suas obras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na criação de texturas em uma pintura.
  • Promover a reflexão sobre a importância da textura na arte e como ela pode ser usada para criar e transmitir emoções.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar e descrever a textura presente nas obras de Van Gogh.
  • Criatividade e originalidade na criação de texturas em uma pintura.
  • Participação ativa e construtiva nas discussões em grupo e na turma.

Ações do professor

  • Apresentar uma breve biografia de Van Gogh e explicar a importância da textura em suas obras.
  • Fornecer orientações e dicas para ajudar os alunos a criar texturas interessantes em suas pinturas.
  • Conduzir discussões em grupo e na turma para estimular a reflexão sobre a importância da textura na arte.

Ações do aluno

  • Observar e descrever a textura presente nas obras de Van Gogh.
  • Trabalhar em grupo para criar uma lista de materiais que podem ser usados para criar texturas em uma pintura.
  • Criar uma pintura utilizando os materiais escolhidos pelo grupo e compartilhar suas observações sobre as texturas criadas.