Aula sobre Textura – Vincent Van Gogh

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o uso da textura na obra do artista Vincent Van Gogh. A textura é um elemento importante na arte, pois ajuda a criar profundidade e realismo nas obras. Van Gogh utilizou a textura de forma única em suas pinturas, criando uma sensação de movimento e emoção. Os alunos irão criar um jogo de tabuleiro para explorar esse tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a obra de Vincent Van Gogh e explique como ele utilizou a textura em suas pinturas. Divida os alunos em grupos e entregue um kit com materiais para criar o jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Definição das regras do jogo

    Os grupos irão definir as regras do jogo, incluindo o número de jogadores, o objetivo do jogo e as ações dos cards.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro

    Os grupos irão criar o tabuleiro do jogo, utilizando materiais como papel cartão, canetas coloridas e lápis de cor.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards

    Os grupos irão criar os cards com perguntas e ações relacionadas ao tema da aula.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do jogo

    Os grupos irão jogar o jogo criado por outro grupo e avaliar as regras, o tabuleiro e os cards.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Os grupos irão apresentar seus jogos para a turma e explicar as regras e o tema abordado.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula e o desenvolvimento do jogo de tabuleiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância da textura na arte.
  • Desenvolver a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Analisar as obras de Van Gogh e identificar o uso da textura.
  • Estimular a criatividade na criação do tabuleiro.
  • Entender a importância da avaliação em um processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Identificação correta do uso da textura nas obras de Van Gogh.
  • Coerência e clareza das perguntas e ações.
  • Criatividade na criação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Van Gogh e explicar o uso da textura.
  • Distribuir os materiais para a criação do jogo de tabuleiro.
  • Orientar os grupos na criação do jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.
  • Estimular a autoavaliação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar da criação do jogo de tabuleiro.
  • Identificar o uso da textura nas obras de Van Gogh.
  • Utilizar a criatividade na criação do tabuleiro.
  • Avaliar seu próprio desempenho durante a aula.