Aula sobre Textura – Vincent Van Gogh

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Vincent Van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo, conhecido por suas pinturas impressionistas e pós-impressionistas. Nesta aula, vamos explorar a técnica de textura usada por Van Gogh em suas obras de arte.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente Vincent Van Gogh e suas obras de arte aos alunos. Explique o conceito de textura e como ela é usada na arte.

  2. Etapa 2 - Estação 1 – Observação

    Entregue aos alunos uma cópia de uma obra de arte de Van Gogh. Peça que os alunos observem a obra de arte e identifiquem as áreas com textura. Peça também que os alunos registrem suas observações em seus templates de Dinâmica dos 3 Qs (_Que bom, Que Pena, Que tal_).

  3. Etapa 3 - Estação 2 – Criação

    Entregue aos alunos uma folha de papel e materiais de arte, como lápis de cor e giz de cera.

    Peça que os alunos registrem uma obra de arte inspirada em Van Gogh, usando a técnica de textura. Os alunos registram suas observações em seus templates de Dinâmica dos 3 Qs.


  4. Etapa 4 - Estação 3 – Discussão em grupo

    Peça que os alunos se reúnam em grupos de quatro. Cada aluno compartilha suas observações e criações com o grupo. O grupo deve discutir as semelhanças e diferenças entre as obras de arte.

  5. Etapa 5 - Estação 4 – Reflexão

    Os alunos preenchem a seção "Que bom" em seus templates de Dinâmica dos 3 Qs, destacando o que aprenderam e o que gostaram na atividade.

  6. Etapa 6 - Estação 5 – Autoavaliação

    Os alunos preenchem a seção "Que pena" em seus templates de Dinâmica dos 3 Qs, destacando o que poderia ter sido melhor na atividade.

  7. Etapa 7 - Estação 6 – Avaliação do professor

    Os alunos preenchem a seção "Que tal" em seus templates de Dinâmica dos 3 Qs, dando feedback ao professor sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de observação e análise crítica de obras de arte.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão e a autoavaliação dos alunos sobre seu próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das áreas com textura na obra de arte de Van Gogh.
  • Criação de uma obra de arte inspirada em Van Gogh, usando a técnica de textura.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na reflexão sobre a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar Vincent Van Gogh e suas obras de arte aos alunos.
  • Explicar o conceito de textura e como ela é usada na arte.
  • Orientar os alunos nas estações e fornecer feedback sobre suas criações.
  • Estimular a reflexão e a autoavaliação dos alunos sobre seu próprio aprendizado.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Observar e identificar as áreas com textura na obra de arte de Van Gogh.
  • Criar uma obra de arte inspirada em Van Gogh, usando a técnica de textura.
  • Participar ativamente na discussão em grupo e na reflexão sobre a atividade.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs com suas observações e reflexões.
  • Dar feedback ao professor sobre a atividade.