Aula sobre There Is There Are

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "There is / There are" é um conteúdo fundamental para o aprendizado da língua inglesa. Este assunto é relevante para o cotidiano dos alunos, pois é comum encontrar situações em que é preciso descrever algo que existe ou não em um determinado local. Por exemplo, em uma viagem, é possível questionar se há determinado objeto ou serviço disponível no local. O objetivo é fazer com que os alunos aprendam e pratiquem o uso correto de "There is / There are" por meio de mapas conceituais elaborados em grupo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie com uma revisão dos verbos "to be" e "to have", para que os alunos possam entender melhor as diferenças entre eles e "There is / There are". Em seguida, faça uma breve explicação sobre o tema e a metodologia Aprendizagem Entre Pares.

  2. Etapa 2 - Criação de grupos

    Divida os alunos em grupos de quatro ou cinco pessoas. Você pode utilizar a estratégia de escolher um líder em cada grupo para ajudar na organização e no trabalho em equipe.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema "There is / There are". No mapa, deve haver uma ideia central e oito sub-ideias, sendo que cada sub-ideia deve ter dois níveis de profundidade. O mapa deve ser criado em papel sulfite utilizando lápis e canetas coloridas.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as sub-ideias e como elas se relacionam com a ideia central. Os colegas devem fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Exercícios

    Selecione alguns exercícios para que os alunos possam praticar o uso correto de "There is / There are". Os exercícios podem ser encontrados em livros didáticos ou na internet.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Dê um feedback sobre o desempenho dos alunos na aula e tire dúvidas sobre o uso de "There is / There are".

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando o conteúdo trabalhado e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos por meio da criação de mapas conceituais
  • Praticar a habilidade de aplicar a língua inglesa em situações cotidianas

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do mapa conceitual e na apresentação para a turma
  • Desempenho dos alunos nos exercícios propostos
  • Uso correto de "There is / There are" nas atividades realizadas em sala de aula

Ações do professor

  • Explicar claramente o conteúdo que será trabalhado na aula
  • Incentivar a participação dos alunos na criação dos mapas conceituais e na apresentação para a turma
  • Fazer um feedback construtivo sobre o desempenho dos alunos

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa conceitual
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma de forma clara e objetiva
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor