Aula sobre There Is There Are

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "There is/There are" é de extrema importância para o aprendizado da língua inglesa, pois se trata de uma das primeiras estruturas que os alunos estudam para falar sobre a existência de objetos, pessoas e lugares em um determinado espaço. Esta prática será desenvolvida com base na metodologia ativa Design Sprint, cujo objetivo é incentivar a criatividade e a resolução de problemas pelos alunos, além de construir uma base sólida para o aprendizado da língua inglesa. Para contextualizar o assunto, você pode trazer exemplos do cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, "There are many students in the classroom" ou "There is a book on the table".

  1. Etapa 1 - Entender

    Explique aos alunos o que é a estrutura "There is/There are", apresentando exemplos e explicando como ela é utilizada na língua inglesa.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 participantes. Os grupos deverão criar um template de design sprint para a estrutura "There is/There are", com espaço para desenhar ou escrever em cada etapa (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar).

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão escolher um ambiente (como um quarto, uma cozinha, etc) e usar a estrutura "There is/There are" para descrever os objetos e elementos presentes nele.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um desenho ou maquete do ambiente escolhido, utilizando a estrutura "There is/There are" para descrever os objetos e elementos presentes nele.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos deverão apresentar os seus desenhos ou maquetes para a turma, utilizando a estrutura "There is/There are" para descrever os objetos e elementos presentes no ambiente escolhido.

  6. Etapa 6 - Avaliar e Refletir

    Avalie a participação dos alunos na atividade proposta, fornecendo um feedback para cada grupo e também individualmente para os alunos. Proponha uma reflexão final sobre o uso de “There is/ There are” incentivando os alunos a continuarem praticando no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender e utilizar a estrutura "There is/There are" em contextos formais e informais.
  • Incentivar a criatividade e a resolução de problemas pelos alunos.
  • Estimular a aprendizagem da língua inglesa de forma lúdica e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estrutura "There is/There are".
  • Criatividade e originalidade na elaboração do desenho ou maquete.
  • Expressão oral clara e coerente, utilizando a língua inglesa de forma adequada.

Ações do professor

  • Explicar a estrutura "There is/There are" de forma clara e objetiva.
  • Auxiliar os alunos na criação do template de design sprint.
  • Orientar os alunos durante a criação do desenho ou maquete.
  • Avaliar os grupos e propor uma reflexão sobre o conteúdo.

Ações do aluno

  • Criar um template de design sprint para a estrutura "There is/There are".
  • Escolher um ambiente e utilizar a estrutura "There is/There are" para descrever os objetos e elementos presentes nele.
  • Criar um desenho ou maquete do ambiente escolhido, utilizando a estrutura "There is/There are" para descrever os objetos e elementos presentes nele.
  • Apresentar o desenho ou maquete para a turma, fazendo uso da estrutura “There is/ There are”.