Aula sobre There Is There Are

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


"There is / There are", são estruturas utilizadas para expressar a existência de algo no singular e no plural, respectivamente, em inglês. Essas estruturas são fundamentais para que os alunos possam descrever lugares, objetos e pessoas de forma precisa. Para contextualizar o tema, o professor pode iniciar a aula mostrando imagens de diferentes ambientes, como uma sala de aula, um grupo de pessoas, um parque, ou um supermercado. Em seguida, o professor pode questionar os alunos sobre o que eles encontram nas imagens, incentivando-os a descrever os elementos presentes utilizando "There is" e "There are". Essa atividade pode ser feita tanto de forma oral quanto escrita, promovendo a participação ativa dos estudantes. A metodologia utilizada nesta aula será a gamificação, por meio de um jogo de cartas. A proposta é tornar o aprendizado mais envolvente e motivador, proporcionando uma experiência lúdica aos estudantes enquanto praticam as estruturas "There is / There are".

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor inicia a aula mostrando imagens de diferentes ambientes e solicita aos alunos que descrevam o que veem, utilizando as estruturas "There is" e "There are" e fazendo perguntas como "What is in the picture?", incentivando-os a responderem de forma completa, utilizando as estruturas corretas. O professor explica brevemente o objetivo da aula e como o tema será trabalhado por meio da gamificação.

  2. Etapa 2 - Exercício prático

    O professor separa a turma em duplas e pede que cada dupla organize diferentes frases em duas colunas correspondentes as estruturas There is / There are. Por exemplo:

    There is:

    a) \_\_\_\_\_\_\_\_ a cat on the roof.

    b) \_\_\_\_\_\_\_\_ a book on the table.

    c) \_\_\_\_\_\_\_\_ a park near my house.

    d) \_\_\_\_\_\_\_\_ a pencil in my bag.

    There are:

    a) \_\_\_\_\_\_\_\_ many students in the classroom.

    b) \_\_\_\_\_\_\_\_ flowers in the garden.

    c) \_\_\_\_\_\_\_\_ birds in the tree.

    d) \_\_\_\_\_\_\_\_ three apples in the basket.


  3. Etapa 3 - Criando o jogo

    O professor entrega para os alunos as cartas do jogo impressas, ou pede que os alunos façam as cartas em seu caderno e depois as recorte. Nas cartas com interrogação (?), os alunos devem inserir as frases incompletas, deixando presente a lacuna a ser preenchida. Nas cartas com exclamação (!), os alunos escrevem as expressões que preenchem as lacunas, ou seja, as estruturas “There is / there are”.

  4. Etapa 4 - Jogo de cartas

    Depois que todas as duplas acabarem a etapa anterior, o professor indica o início do jogo. Os alunos devem embaralhar as cartas e virar uma dupla de cartas, como um jogo da memória. O objetivo é encontrar a estrutura correta (“There is / there are”) para cada frase.

  5. Etapa 5 - Exercício prático em grupo

    Quando todos os grupos tiverem finalizado o jogo, o professor pode incentivar a turma a fazer a leitura das frases, praticando a utilização das estruturas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    O professor promove uma discussão em grupo, incentivando os alunos a compartilharem suas experiências durante o jogo de cartas e a atividade prática, com perguntas como "Qual foi a parte mais desafiadora do jogo?" ou "Você conseguiu utilizar as estruturas corretamente durante o exercício prático?". Isso promove a reflexão sobre o aprendizado e consolidação do conteúdo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor reforça os principais pontos abordados na aula sobre "There is / There are". Com isso, os alunos têm a oportunidade de fazer perguntas finais e esclarecer possíveis dúvidas. Vale a pena o encerrar a aula destacando a importância de praticar o uso correto das estruturas e como elas são úteis para descrever o mundo ao nosso redor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de expressão oral dos alunos, permitindo que eles utilizem as estruturas "There is / There are" de forma correta e fluente.
  • Promover a participação ativa dos estudantes por meio da gamificação, incentivando o engajamento e a motivação durante a aula.
  • Estimular a compreensão e a capacidade de descrição dos alunos, tanto de forma escrita quanto oral, por meio de exemplos práticos e atividades interativas.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das estruturas "There is / There are" durante as atividades propostas.
  • Participação ativa e engajamento dos alunos durante o jogo de cartas e as atividades práticas.
  • Habilidade dos alunos em descrever ambientes ou locais utilizando as estruturas adequadamente, demonstrando compreensão do tema.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva as regras do jogo de cartas e o objetivo da aula.
  • Orientar e corrigir os alunos durante as atividades, fornecendo feedback construtivo.
  • Estimular a participação de todos os alunos, garantindo um ambiente colaborativo e acolhedor.
  • Promover a reflexão sobre o aprendizado, por meio de perguntas e discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas, respondendo perguntas e completando afirmações durante o jogo de cartas.
  • Praticar a utilização das estruturas "There is / There are" durante a atividade prática em duplas.
  • Colaborar com os colegas, ajudando-os a corrigir possíveis erros e compartilhando experiências durante a discussão em grupo.
  • Fazer perguntas e esclarecer dúvidas durante o encerramento da aula, buscando consolidar o aprendizado.