Aula sobre There Is There Are
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema "There is / There are" e explique o uso da estrutura na língua inglesa. O objetivo dessa etapa é fornecer uma base para os alunos trabalharem nas próximas atividades.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos, cada grupo irá para uma estação e ao final da atividade, todos deverão ter passado pelas 3 estações.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Jogo de identificar objetosOs estudantes irão trabalhar com um jogo em grupo onde deverão identificar objetos que existem na sala. O objetivo dessa atividade é, a partir dos objetos identificados, fixar o uso de "There is / There are", na prática.
Estação 2 - Caça-palavras
Na outra estação, os alunos irão trabalhar com um jogo de caça-palavras em que deverão encontrar palavras relacionadas ao tema escolhido pelo professor. O objetivo é desenvolver o vocabulário relacionado ao tema e definir o uso de “There is/ There are” para as palavras encontradas.
Estação 3 - Identificar imagens
Nessa etapa, os alunos serão desafiados a encontrar as diferenças entre duas imagens que fazem o uso da estrutura “There is/ There are”. O objetivo é estimular a atenção aos detalhes relacionados ao uso dessa estrutura gramatical, identificando erros e corrigindo frases.
Etapa 4 - Conclusão
Encerre com uma roda de conversa, onde os alunos poderão dividir suas percepções e dúvidas. O objetivo é desmistificar o assunto e garantir que os alunos tenham entendido as informações passadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a autonomia dos alunos;
- Desenvolver o vocabulário relacionado ao tema;
- Proporcionar o aprendizado via experiências práticas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Utilização adequada dos termos "There is / There are" nos jogos em grupo;
- Identificação e compreensão das diferenças entre as imagens nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Orientar e esclarecer as dúvidas dos alunos durante as atividades;
- Estimular a participação ativa de todos os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Utilizar adequadamente a estrutura "There is / There are";
- Compartilhar suas percepções e dúvidas com o professor e colegas.