Aula sobre There Is There Are

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "There is / There are" é fundamental para o aprendizado da língua inglesa, pois se trata de um dos primeiros tópicos gramaticais que os estudantes são apresentados. Para contextualizar o assunto, você pode mostrar exemplos de uso da estrutura na vida real, como numa conversa sobre uma casa ou um quarto de hotel, por exemplo. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema proposto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "There is / There are" e explique o uso da estrutura na língua inglesa. O objetivo dessa etapa é fornecer uma base para os alunos trabalharem nas próximas atividades.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, cada grupo irá para uma estação e ao final da atividade, todos deverão ter passado pelas 3 estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Jogo de identificar objetos

    Os estudantes irão trabalhar com um jogo em grupo onde deverão identificar objetos que existem na sala. O objetivo dessa atividade é, a partir dos objetos identificados, fixar o uso de "There is / There are", na prática.

    Estação 2 - Caça-palavras

    Na outra estação, os alunos irão trabalhar com um jogo de caça-palavras em que deverão encontrar palavras relacionadas ao tema escolhido pelo professor. O objetivo é desenvolver o vocabulário relacionado ao tema e definir o uso de “There is/ There are” para as palavras encontradas.

    Estação 3 - Identificar imagens

    Nessa etapa, os alunos serão desafiados a encontrar as diferenças entre duas imagens que fazem o uso da estrutura “There is/ There are”. O objetivo é estimular a atenção aos detalhes relacionados ao uso dessa estrutura gramatical, identificando erros e corrigindo frases.


  4. Etapa 4 - Conclusão

    Encerre com uma roda de conversa, onde os alunos poderão dividir suas percepções e dúvidas. O objetivo é desmistificar o assunto e garantir que os alunos tenham entendido as informações passadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a autonomia dos alunos;
  • Desenvolver o vocabulário relacionado ao tema;
  • Proporcionar o aprendizado via experiências práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Utilização adequada dos termos "There is / There are" nos jogos em grupo;
  • Identificação e compreensão das diferenças entre as imagens nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar e esclarecer as dúvidas dos alunos durante as atividades;
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Utilizar adequadamente a estrutura "There is / There are";
  • Compartilhar suas percepções e dúvidas com o professor e colegas.