Aula sobre Tik Tok E A Geopolitica Atual
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Tik Tok é uma rede social de vídeos curtos que se tornou uma febre entre os jovens. No entanto, ela também tem um impacto geopolítico, pois é uma empresa chinesa e tem sido alvo de disputas comerciais e políticas entre China e Estados Unidos. Nesta atividade, os alunos irão analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Entender
Apresente um panorama da relação entre China e Estados Unidos, destacando as disputas comerciais e políticas envolvendo o Tik Tok. Os alunos devem fazer uma pesquisa sobre o assunto e apresentar para a turma. O objetivo é que os alunos entendam o contexto geopolítico em que o Tik Tok está inserido.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem fazer um brainstorming em grupo para identificar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. O objetivo é que os alunos esbocem suas ideias e identifiquem as principais questões a serem analisadas.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem selecionar as principais questões a serem analisadas e definir a estrutura do modelo. O objetivo é que os alunos decidam como organizar as informações e definam as etapas do modelo.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem criar um protótipo do modelo, com as cinco etapas definidas na etapa anterior. O objetivo é que os alunos desenvolvam um modelo para analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem testar o modelo, aplicando-o em um caso específico, como a disputa entre China e Estados Unidos envolvendo o Tik Tok. O objetivo é que os alunos avaliem a eficácia do modelo e façam ajustes necessários.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o impacto geoeconômico, geoestratégico e geopolítico da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
- Estimular a pesquisa e a análise de informações para a tomada de decisão em grupo.
- Desenvolver a habilidade de prototipagem e teste de soluções para problemas complexos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e apresentação de informações sobre o tema.
- Elaboração de um modelo com cinco etapas para análise do tema.
- Aplicação do modelo em um caso específico e avaliação da eficácia da solução proposta.
Ações do professor
- Apresentar um panorama sobre a relação entre China e Estados Unidos e as disputas envolvendo o Tik Tok.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise de informações sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos na elaboração do modelo.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa e apresentar informações sobre o tema.
- Participar ativamente do brainstorming em grupo para identificar as principais questões a serem analisadas.
- Criar um modelo com cinco etapas para análise do tema.