Aula sobre Tik Tok E A Geopolitica Atual

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Tik Tok é uma rede social de vídeos curtos que se tornou uma febre entre os jovens. No entanto, ela também tem um impacto geopolítico, pois é uma empresa chinesa e tem sido alvo de disputas comerciais e políticas entre China e Estados Unidos. Nesta atividade, os alunos irão analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente um panorama da relação entre China e Estados Unidos, destacando as disputas comerciais e políticas envolvendo o Tik Tok. Os alunos devem fazer uma pesquisa sobre o assunto e apresentar para a turma. O objetivo é que os alunos entendam o contexto geopolítico em que o Tik Tok está inserido.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem fazer um brainstorming em grupo para identificar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. O objetivo é que os alunos esbocem suas ideias e identifiquem as principais questões a serem analisadas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem selecionar as principais questões a serem analisadas e definir a estrutura do modelo. O objetivo é que os alunos decidam como organizar as informações e definam as etapas do modelo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um protótipo do modelo, com as cinco etapas definidas na etapa anterior. O objetivo é que os alunos desenvolvam um modelo para analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem testar o modelo, aplicando-o em um caso específico, como a disputa entre China e Estados Unidos envolvendo o Tik Tok. O objetivo é que os alunos avaliem a eficácia do modelo e façam ajustes necessários.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o impacto geoeconômico, geoestratégico e geopolítico da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
  • Estimular a pesquisa e a análise de informações para a tomada de decisão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de prototipagem e teste de soluções para problemas complexos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e apresentação de informações sobre o tema.
  • Elaboração de um modelo com cinco etapas para análise do tema.
  • Aplicação do modelo em um caso específico e avaliação da eficácia da solução proposta.

Ações do professor

  • Apresentar um panorama sobre a relação entre China e Estados Unidos e as disputas envolvendo o Tik Tok.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise de informações sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na elaboração do modelo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa e apresentar informações sobre o tema.
  • Participar ativamente do brainstorming em grupo para identificar as principais questões a serem analisadas.
  • Criar um modelo com cinco etapas para análise do tema.