Aula sobre Tik Tok E A Geopolitica Atual

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A atividade sobre "Tik Tok e a geopolítica atual" procura trabalhar a habilidade dos alunos em analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. O Tik Tok é uma rede social que se popularizou entre os jovens e tem se tornado cada vez mais importante na geopolítica atual. Através desta atividade, os alunos poderão compreender a importância das redes sociais na geopolítica e como elas afetam a relação entre os países.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Tik Tok e a geopolítica atual" e explique como será a metodologia da atividade. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Explicação do mapa de empatia

    Explique o que é o mapa de empatia e como ele será utilizado na aula. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema relacionado ao Tik Tok e a geopolítica atual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos deverão utilizar informações sobre o tema e suas próprias experiências para preencher o mapa.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e explicar como ele está relacionado ao tema. Os outros grupos poderão fazer perguntas e expressar suas opiniões.

  5. Etapa 5 - Análise dos impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos

    Guie uma discussão sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil, utilizando como base as informações apresentadas pelos alunos nos mapas de empatia.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Guie uma reflexão final, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a compartilharem o que aprenderam com a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Incentivar a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo.
  • Coerência e clareza das conclusões apresentadas pelo grupo sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia que será utilizada na aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Guia a discussão sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
  • Incentivar a reflexão e o compartilhamento das opiniões dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Colaborar com o grupo na criação do mapa de empatia.
  • Expressar suas opiniões e ideias durante a atividade.
  • Fazer perguntas e comentários sobre os mapas de empatia apresentados pelos outros grupos.
  • Compartilhar suas conclusões sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.