Aula sobre Tik Tok E A Geopolitica Atual
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Tik Tok é uma das redes sociais mais populares entre os jovens, e seu uso tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil e no mundo. No entanto, o aplicativo também tem despertado discussões sobre a geopolítica atual, especialmente no que diz respeito à relação entre Estados Unidos, China e Brasil. Nesta atividade, os estudantes serão desafiados a analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize para os alunos, explicando a importância de analisar a geopolítica atual e como o Tik Tok pode estar relacionado a isso. Em seguida, explique a atividade.Etapa 2 - Formação de grupos
Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas, e cada grupo deverá escolher um líder.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre a ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Os alunos deverão buscar informações sobre o papel do Tik Tok nesse contexto e como ele pode estar relacionado à geopolítica atual.Etapa 4 - Debate
Os grupos deverão debater sobre o tema, apresentando suas pesquisas e argumentos. Os líderes de cada grupo deverão conduzir o debate e garantir que todos os membros do grupo participem.Etapa 5 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica
Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos demais grupos. Os critérios devem estar relacionados ao tema e aos objetivos da aula.Etapa 6 - Avaliação
Os grupos deverão apresentar seus modelos de avaliação por rubrica e justificar suas escolhas. Avalie a participação dos alunos e o desempenho na atividade.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da atividade e reforce a importância de analisar a geopolítica atual e como o Tik Tok pode estar relacionado a isso.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação à geopolítica atual.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e no debate.
- Qualidade das argumentações apresentadas pelos grupos.
- Coerência e consistência do modelo de avaliação por rubrica criado pelos grupos.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e explicar a metodologia.
- Conduzir a atividade e avaliar o desempenho dos alunos.
- Sintetizar a aula e reforçar a importância do tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e o papel do Tik Tok na geopolítica atual.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos demais grupos.