Aula sobre Tik Tok E A Geopolitica Atual

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Tik Tok é uma das redes sociais mais populares entre os jovens, e seu uso tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil e no mundo. No entanto, o aplicativo também tem despertado discussões sobre a geopolítica atual, especialmente no que diz respeito à relação entre Estados Unidos, China e Brasil. Nesta atividade, os estudantes serão desafiados a analisar os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize para os alunos, explicando a importância de analisar a geopolítica atual e como o Tik Tok pode estar relacionado a isso. Em seguida, explique a atividade.

  2. Etapa 2 - Formação de grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas, e cada grupo deverá escolher um líder.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre a ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil. Os alunos deverão buscar informações sobre o papel do Tik Tok nesse contexto e como ele pode estar relacionado à geopolítica atual.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos deverão debater sobre o tema, apresentando suas pesquisas e argumentos. Os líderes de cada grupo deverão conduzir o debate e garantir que todos os membros do grupo participem.

  5. Etapa 5 - Elaboração do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos demais grupos. Os critérios devem estar relacionados ao tema e aos objetivos da aula.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos deverão apresentar seus modelos de avaliação por rubrica e justificar suas escolhas. Avalie a participação dos alunos e o desempenho na atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da atividade e reforce a importância de analisar a geopolítica atual e como o Tik Tok pode estar relacionado a isso.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos em relação à geopolítica atual.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e no debate.
  • Qualidade das argumentações apresentadas pelos grupos.
  • Coerência e consistência do modelo de avaliação por rubrica criado pelos grupos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia.
  • Conduzir a atividade e avaliar o desempenho dos alunos.
  • Sintetizar a aula e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e o papel do Tik Tok na geopolítica atual.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos demais grupos.