Aula sobre Tik Tok E A Geopolitica Atual

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Tik Tok é uma rede social que se popularizou no mundo todo nos últimos anos, especialmente entre os jovens. Por meio de vídeos curtos, os usuários podem compartilhar suas habilidades, opiniões e visões de mundo. No entanto, essa plataforma também pode ser utilizada como uma ferramenta de influência geopolítica, especialmente por países como China e Estados Unidos. Nesta atividade, vamos entender melhor como o Tik Tok pode ser usado como uma ferramenta geopolítica e como isso afeta a relação entre esses países e o Brasil.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação e divisão da turma em grupos.

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1: Pesquisa sobre a história do Tik Tok, sua origem e como ele se popularizou no mundo.

    Estação 2: Análise de vídeos do Tik Tok que possam ter influência geopolítica e discussão sobre como isso pode afetar a relação entre países.

    Estação 3: Debate sobre a relação entre Estados Unidos, China e Brasil e como o Tik Tok pode ser utilizado como uma ferramenta geopolítica.


  2. Etapa 2 - Troca de experiências - primeira troca.

    Os grupos devem se deslocar para a próxima estação. Cada grupo deve deixar um representante para explicar aos novos integrantes o que foi discutido anteriormente.

  3. Etapa 3 - Troca de experiências - segunda troca.

    Os grupos devem se deslocar novamente para a próxima estação. Cada grupo deve deixar um representante para explicar aos novos integrantes o que foi discutido anteriormente.

  4. Etapa 4 - Roda de discussão.

    Na última etapa, os grupos devem se reunir em uma roda de discussão para compartilhar as informações e conclusões alcançadas em cada estação.

  5. Etapa 5 - Finalização.

    Finalize a atividade com uma reflexão sobre como o Tik Tok pode ser utilizado como uma ferramenta geopolítica e como isso pode afetar a relação entre países.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos estudantes em relação ao uso do Tik Tok como uma ferramenta geopolítica.
  • Estimular a cooperação e a troca de informações entre os estudantes.
  • Promover o interesse dos estudantes pela Geografia e pela relação entre países.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e dos impactos geopolíticos do Tik Tok.
  • Capacidade de análise crítica dos estudantes em relação às informações apresentadas.

Ações do professor

  • Organizar a turma em grupos e explicar a metodologia.
  • Orientar os estudantes nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a cooperação entre os estudantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Cooperar com os colegas de grupo e compartilhar informações.
  • Analisar criticamente as informações apresentadas e chegar a conclusões.