Aula sobre Tik Tok E A Geopolitica Atual

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Tik Tok é uma rede social que tem se popularizado muito entre os jovens. Por meio dela, é possível criar e compartilhar vídeos curtos, com duração de até 60 segundos, com efeitos, músicas e dublagens. A plataforma tem sido utilizada por pessoas de todo o mundo e, com isso, chama a atenção de governos e empresas. Nesta atividade, vamos explorar como o Tik Tok se relaciona com a geopolítica atual, e como a ascensão dos Estados Unidos e da China no cenário internacional impacta o uso dessa rede social.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do Tik Tok no cenário atual. Faça uma breve explicação sobre o desenvolvimento da atividade.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a geopolítica atual e como ela se relaciona com o Tik Tok. O vídeo deve ser de fácil entendimento e conter exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e terão o objetivo de criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça materiais de apoio e esteja disponível para tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Os alunos devem explicar a ideia central e as sub-ideias, e como elas se relacionam com o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, será aberta uma discussão em grupo sobre as ideias apresentadas. Os alunos devem debater sobre os impactos geoeconômicos, geoestratégicos e geopolíticos da ascensão dos Estados Unidos da América no cenário internacional em sua posição de liderança global e na relação com a China e o Brasil.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre as discussões realizadas e reforce a importância do tema para a geopolítica atual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a geopolítica atual.
  • Estimular o trabalho em grupo e a construção coletiva do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
  • Desenvolver a habilidade de criação de mapas conceituais.
  • Estimular o uso de metodologias ativas em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Coerência e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Habilidade de análise e crítica sobre a geopolítica atual.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de apoio para a construção do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Estar disponível para tirar dúvidas e auxiliar na construção do mapa conceitual.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre as discussões realizadas.
  • Estimular o uso de metodologias ativas em sala de aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na construção do mapa conceitual.
  • Contribuir para as discussões em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Demonstrar habilidade de análise e crítica sobre a geopolítica atual.
  • Estimular o uso de metodologias ativas em sala de aula.