Aula sobre Timeline Linha Do Tempo
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A linha do tempo é uma ferramenta visual que ajuda a entender a ordem cronológica dos eventos. Ela é usada em muitas áreas, como em História, Biologia, Geologia, Artes e até mesmo em projetos pessoais e profissionais. A metodologia ativa Design Thinking será usada nesta atividade para ajudar os alunos a desenvolverem a habilidade de produzir textos diversos sobre fatos e acontecimentos do passado. Eles vão criar um mapa de empatia a partir do ponto de vista de diferentes personagens históricos, usando a linha do tempo para organizar seus pensamentos em uma narrativa coerente.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é linha do tempo e dando alguns exemplos de como ela é usada no cotidiano. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo recebe uma personagem histórica para estudar. Cada grupo deve pesquisar e discutir sobre a vida e as realizações de sua personagem, pensando em como ela deve estar pensando e sentindo em diferentes momentos de sua vida.Etapa 2 - Mapa de empatia
Cada grupo cria um mapa de empatia com base na personagem histórica que lhe foi atribuída. O mapa deve conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos devem usar a linha do tempo para orientar sua narrativa e garantir que ela esteja em ordem cronológica.Etapa 3 - Organização das informações
Cada grupo organiza as informações coletadas em sua pesquisa e no mapa de empatia em uma narrativa coerente. Eles usam a linha do tempo para garantir que a sequência dos eventos seja lógica e cronológica. Os grupos também discutem possíveis pontos de vista conflitantes entre sua personagem e outras pessoas importantes de sua época.Etapa 4 - Produção de texto
Os grupos usam suas pesquisas, mapas de empatia e narrativas para produzir um texto sobre a vida de sua personagem. O texto deve estar em ordem cronológica e incluir reflexões sobre as emoções, pensamentos e ações da personagem em diferentes momentos de sua vida. Os alunos também devem incluir reflexões sobre como sua personagem pode ter se relacionado com outras pessoas importantes de sua época.Etapa 5 - Apresentação e feedback
Cada grupo apresenta seu texto e linha do tempo para a turma. Você e os demais estudantes dão feedback sobre o que gostaram e o que pode ser melhorado nas narrativas dos alunos. Eles devem usar essas informações para refinar seus textos.Etapa 6 - Revisão e reescrita
Os alunos revisam e reescrevem seus textos com base no feedback recebido por você e pelos colegas. Eles garantem que suas narrativas estejam em ordem cronológica e reflitam adequadamente as emoções, pensamentos e ações de sua personagem.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a atividade recapitulando o que foi aprendido sobre a linha do tempo e seus usos em diferentes áreas. Os alunos compartilham suas reflexões sobre o processo de criação de texto e a aplicação da metodologia Design Thinking.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de escrita e interpretação;
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe;
- Desenvolver a habilidade de identificar diferentes pontos de vista em um contexto histórico.
Critérios de avaliação
- Organização cronológica e coerência da narrativa;
- Reflexão adequada sobre emoções, pensamentos e ações da personagem histórica;
- Inclusão de pontos de vista conflitantes e reflexão sobre eles.
Ações do professor
- Facilitar o processo de pesquisa e discutir possíveis pontos de vista conflitantes entre personagens históricas;
- Fornecer feedback sobre as narrativas dos alunos;
- Estimular a reflexão sobre a ordem cronológica e coerência da narrativa.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre a personagem histórica atribuída;
- Criar um mapa de empatia a partir do ponto de vista da personagem histórica;
- Organizar as informações em uma narrativa coerente e em ordem cronológica;
- Produzir um texto que reflita adequadamente as emoções, pensamentos e ações da personagem histórica;
- Revisar e reescrever seus textos com base no feedback recebido pelo professor e colegas.