Aula sobre Timeline Linha Do Tempo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A linha do tempo é uma representação visual de eventos organizados em ordem cronológica, usada para facilitar a compreensão da história e do desenvolvimento de certos eventos. Isso pode ser aplicado em diversas áreas, como história, ciência, matemática e literatura. Na metodologia Ensino Híbrido, os alunos terão a oportunidade de criar um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado, revisando e reescrevendo os textos de acordo com os propósitos comunicativos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma Linha do Tempo. Em seguida, explique o conceito e mostre alguns exemplos para ilustrar o uso da Linha do Tempo.

  2. Etapa 2 - Apresentação de modelo

    Forneça um modelo para registro de aprendizagem aos alunos. Esse modelo terá campos como: Título, Eventos importantes, datas, imagens e descrições. Explique detalhadamente o uso de cada campo, indicando que eles serão úteis para criar a Linha do Tempo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem fazer uma pesquisa online sobre eventos históricos específicos para preencher a sua Linha do Tempo, usando o modelo fornecido como guia. A pesquisa pode ser realizada em sala ou em casa.

  4. Etapa 4 - Criação da Linha do Tempo

    Com as informações coletadas na etapa anterior, os alunos vão preencher a sua Linha do Tempo usando o modelo fornecido. O objetivo é que eles criem uma Linha do Tempo criativa e informativa, que possa ser usada como fonte de pesquisa para outros colegas.

  5. Etapa 5 - Revisão da Linha do Tempo

    Os estudantes devem revisar a sua Linha do Tempo com colegas de sala, para poderem aprimorar a qualidade do seu trabalho, corrigindo informações e acrescentando novos detalhes.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Por fim, faça um check-out com os alunos, pedindo que eles compartilhem as suas Linhas do Tempo e comentem sobre o que aprenderam com a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado.
  • Estimular o trabalho colaborativo entre os alunos, incentivando a troca de informações e conhecimentos.
  • Desenvolver o senso crítico dos alunos, fazendo com que eles sejam capazes de avaliar a qualidade de sua própria produção.

Critérios de avaliação

  • Clareza e organização dos eventos na Linha do Tempo.
  • Inclusão de datas precisas e informações relevantes sobre os eventos.
  • Criatividade na apresentação da Linha do Tempo.
  • Aplicação correta do modelo fornecido pelo professor.
  • Participação ativa dos alunos durante as etapas da aula.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de Linha do Tempo de forma clara e objetiva.
  • Proporcionar recursos para que os alunos possam fazer uma pesquisa eficiente.
  • Orientar e ajudar os alunos que tiverem dificuldades durante a atividade.
  • Estimular a colaboração entre os alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos que precisarem melhorar a qualidade de sua produção.

Ações do aluno

  • Fazer uma pesquisa eficiente sobre o tema.
  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem com informações precisas e relevantes.
  • Revisar e aprimorar a qualidade da sua produção, em parceria com colegas de sala.
  • Compartilhar a sua Linha do Tempo com os colegas de sala e comentar sobre o que aprendeu com a atividade.
  • Participar ativamente durante as etapas da aula.