Aula sobre Timeline Linha Do Tempo
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A linha do tempo é uma representação visual de eventos organizados em ordem cronológica, usada para facilitar a compreensão da história e do desenvolvimento de certos eventos. Isso pode ser aplicado em diversas áreas, como história, ciência, matemática e literatura. Na metodologia Ensino Híbrido, os alunos terão a oportunidade de criar um modelo de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. A atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado, revisando e reescrevendo os textos de acordo com os propósitos comunicativos.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que é uma Linha do Tempo. Em seguida, explique o conceito e mostre alguns exemplos para ilustrar o uso da Linha do Tempo.Etapa 2 - Apresentação de modelo
Forneça um modelo para registro de aprendizagem aos alunos. Esse modelo terá campos como: Título, Eventos importantes, datas, imagens e descrições. Explique detalhadamente o uso de cada campo, indicando que eles serão úteis para criar a Linha do Tempo.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem fazer uma pesquisa online sobre eventos históricos específicos para preencher a sua Linha do Tempo, usando o modelo fornecido como guia. A pesquisa pode ser realizada em sala ou em casa.Etapa 4 - Criação da Linha do Tempo
Com as informações coletadas na etapa anterior, os alunos vão preencher a sua Linha do Tempo usando o modelo fornecido. O objetivo é que eles criem uma Linha do Tempo criativa e informativa, que possa ser usada como fonte de pesquisa para outros colegas.Etapa 5 - Revisão da Linha do Tempo
Os estudantes devem revisar a sua Linha do Tempo com colegas de sala, para poderem aprimorar a qualidade do seu trabalho, corrigindo informações e acrescentando novos detalhes.Etapa 6 - Check-out
Por fim, faça um check-out com os alunos, pedindo que eles compartilhem as suas Linhas do Tempo e comentem sobre o que aprenderam com a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado.
- Estimular o trabalho colaborativo entre os alunos, incentivando a troca de informações e conhecimentos.
- Desenvolver o senso crítico dos alunos, fazendo com que eles sejam capazes de avaliar a qualidade de sua própria produção.
Critérios de avaliação
- Clareza e organização dos eventos na Linha do Tempo.
- Inclusão de datas precisas e informações relevantes sobre os eventos.
- Criatividade na apresentação da Linha do Tempo.
- Aplicação correta do modelo fornecido pelo professor.
- Participação ativa dos alunos durante as etapas da aula.
Ações do professor
- Apresentar os conceitos de Linha do Tempo de forma clara e objetiva.
- Proporcionar recursos para que os alunos possam fazer uma pesquisa eficiente.
- Orientar e ajudar os alunos que tiverem dificuldades durante a atividade.
- Estimular a colaboração entre os alunos.
- Fornecer feedbacks construtivos para os alunos que precisarem melhorar a qualidade de sua produção.
Ações do aluno
- Fazer uma pesquisa eficiente sobre o tema.
- Preencher o modelo de registro de aprendizagem com informações precisas e relevantes.
- Revisar e aprimorar a qualidade da sua produção, em parceria com colegas de sala.
- Compartilhar a sua Linha do Tempo com os colegas de sala e comentar sobre o que aprendeu com a atividade.
- Participar ativamente durante as etapas da aula.