Aula sobre Timeline Linha Do Tempo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Timeline" (Linha do tempo) é uma ferramenta importante para entender a evolução de fatos históricos, personalidades, tecnologias, entre outros assuntos. É uma forma de organizar informações de maneira linear e visual, permitindo a visualização das mudanças ao longo do tempo. Os alunos podem aplicar a metodologia ativa Estudo de Caso para entender o uso da linha do tempo em diferentes áreas, de forma prática e dinâmica. Por exemplo, podem abordar a evolução das tecnologias de informação, a trajetória de uma personalidade importante ou a história de uma cidade. Ao final da atividade, os alunos terão desenvolvido a habilidade de produzir textos sobre fatos históricos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos a importância da utilização da linha do tempo como ferramenta pedagógica. Em seguida, divida a turma em grupos e solicite que escolham um tema para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os alunos devem fazer um levantamento sobre o tema escolhido e definir uma problemática a ser abordada.

  3. Etapa 3 - Estudo da linha do tempo

    Após a escolha do tema e identificação do problema, apresente aos estudantes exemplos de linha do tempo diversas, podendo ou não ser no tema que eles escolheram. Você também pode indicar fontes de pesquisa que contenham uma linha do tempo para ser usada como base pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos realizam pesquisas em sites, livros, entrevistas com pessoas reais, dentre outras fontes, sobre o tema e a problemática. Eles devem anotar todas as informações e fontes utilizadas.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    A partir das informações coletadas, os alunos devem analisar o contexto em que o problema se encontra. Devem identificar causas e possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Criação da linha do tempo

    Os grupos vão usar as informações coletadas para criar a linha do tempo do tema escolhido e do desenvolvimento do problema identificado.

  7. Etapa 7 - Comparação e solução

    Os alunos comparam os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Em seguida, devem discutir e apresentar soluções para o problema identificado na etapa 2. Essas soluções serão apresentadas em um infográfico que deve conter as seguintes informações: 1) Tema; 2) Problema identificado; 3) Contextualização; 4) Dados obtidos; 5) Análise do contexto; 6) Comparação dos dados; 7) Soluções propostas; 8) Referências.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos apresentam seus infográficos para a turma. Durante a apresentação, os demais alunos podem fazer perguntas e dar sugestões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações;
  • Estimular a produção de textos com finalidade comunicativa.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante todo o processo;
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos;
  • Qualidade da análise dos dados e da identificação do problema;
  • Criatividade e qualidade do infográfico produzido;
  • Qualidade da apresentação do infográfico para a turma.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e auxiliar na escolha dos temas a serem trabalhados;
  • Orientar os alunos no levantamento e análise das informações;
  • Orientar na elaboração do infográfico e na apresentação para a turma;
  • Estimular a participação dos alunos em todas as etapas do processo de aprendizagem;
  • Dar feedbacks ao longo do processo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade;
  • Realizar pesquisas sobre o tema escolhido e anotar as fontes utilizadas;
  • Participar da elaboração do infográfico e da apresentação para a turma;
  • Colaborar com o grupo em todas as etapas do processo;
  • Aceitar e/ou dar feedbacks durante o processo de aprendizagem.