Aula sobre Timeline Linha Do Tempo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, vamos aprender sobre timeline (linha do tempo). A linha do tempo é uma ferramenta visual que ajuda a organizar e apresentar informações em ordem cronológica. Ela é muito útil para entender eventos históricos, personalidades famosas, evolução de tecnologias e muitos outros assuntos. A metodologia Rotação por estações será aplicada, dividindo a turma em grupos para que cada um possa trabalhar uma atividade específica relacionada ao tema. Essa atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado, revisando e reescrevendo os textos de acordo com os propósitos comunicativos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve explanação sobre o tema, apresentando exemplos práticos de como a linha do tempo pode ser utilizada no cotidiano. Explique, também, como a aula será desenvolvida utilizando a metodologia Rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 (Organizando informações)

    Nesta estação, os alunos vão organizar informações sobre personalidades históricas em uma linha do tempo. Forneça fichas com informações sobre as personalidades e os estudantes devem organizá-las em ordem cronológica.

  3. Etapa 3 - Estação 2 (Criando uma timeline)

    Nesta estação, o grupo vai criar sua própria timeline. Forneça materiais para que eles possam desenhar suas timelines e oriente-os sobre a importância da apresentação visual e da organização da informação em ordem cronológica.

  4. Etapa 4 - Estação 3 (Revisando textos)

    Nesta estação, os alunos revisam textos escritos sobre eventos históricos em ordem cronológica. Disponibilize textos para revisão e os estudantes devem identificar e corrigir possíveis erros de organização da informação.

  5. Etapa 5 - Sistematização

    Reúna a turma e peça que cada grupo compartilhe o que aprendeu em sua estação. Em seguida, faça uma síntese do que foi aprendido e reforce a importância da linha do tempo como ferramenta de organização de informações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado.
  • Reforçar a importância da organização da informação em ordem cronológica para uma melhor compreensão dos eventos históricos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos ao criar suas próprias timelines.

Critérios de avaliação

  • Organização da informação em ordem cronológica.
  • Clareza na apresentação visual da timeline.
  • Revisão do texto com correção de possíveis erros de organização da informação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na execução das atividades.
  • Proporcionar feedbacks durante a aprendizagem.
  • Estimular a participação e a integração dos grupos.

Ações do aluno

  • Organizar as informações em ordem cronológica.
  • Criar uma timeline clara e atrativa.
  • Identificar e corrigir possíveis erros de organização da informação.