Aula sobre Timeline Linha Do Tempo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta atividade, vamos aprender sobre timeline (linha do tempo). A linha do tempo é uma ferramenta visual que ajuda a organizar e apresentar informações em ordem cronológica. Ela é muito útil para entender eventos históricos, personalidades famosas, evolução de tecnologias e muitos outros assuntos. A metodologia Rotação por estações será aplicada, dividindo a turma em grupos para que cada um possa trabalhar uma atividade específica relacionada ao tema. Essa atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado, revisando e reescrevendo os textos de acordo com os propósitos comunicativos.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve explanação sobre o tema, apresentando exemplos práticos de como a linha do tempo pode ser utilizada no cotidiano. Explique, também, como a aula será desenvolvida utilizando a metodologia Rotação por estações.Etapa 2 - Estação 1 (Organizando informações)
Nesta estação, os alunos vão organizar informações sobre personalidades históricas em uma linha do tempo. Forneça fichas com informações sobre as personalidades e os estudantes devem organizá-las em ordem cronológica.Etapa 3 - Estação 2 (Criando uma timeline)
Nesta estação, o grupo vai criar sua própria timeline. Forneça materiais para que eles possam desenhar suas timelines e oriente-os sobre a importância da apresentação visual e da organização da informação em ordem cronológica.Etapa 4 - Estação 3 (Revisando textos)
Nesta estação, os alunos revisam textos escritos sobre eventos históricos em ordem cronológica. Disponibilize textos para revisão e os estudantes devem identificar e corrigir possíveis erros de organização da informação.Etapa 5 - Sistematização
Reúna a turma e peça que cada grupo compartilhe o que aprendeu em sua estação. Em seguida, faça uma síntese do que foi aprendido e reforce a importância da linha do tempo como ferramenta de organização de informações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos diversos sobre fatos, acontecimentos e personalidades do passado.
- Reforçar a importância da organização da informação em ordem cronológica para uma melhor compreensão dos eventos históricos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos ao criar suas próprias timelines.
Critérios de avaliação
- Organização da informação em ordem cronológica.
- Clareza na apresentação visual da timeline.
- Revisão do texto com correção de possíveis erros de organização da informação.
Ações do professor
- Orientar os alunos na execução das atividades.
- Proporcionar feedbacks durante a aprendizagem.
- Estimular a participação e a integração dos grupos.
Ações do aluno
- Organizar as informações em ordem cronológica.
- Criar uma timeline clara e atrativa.
- Identificar e corrigir possíveis erros de organização da informação.