Aula sobre Timeline Linha Do Tempo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A história é um tema fascinante que sempre desperta interesse e curiosidade em crianças e adolescentes. Uma das ferramentas mais interessantes para trabalhar este tema é a linha do tempo. Uma linha do tempo é uma representação gráfica que ordena eventos cronologicamente, permitindo uma melhor compreensão sobre o histórico e as relações entre diferentes acontecimentos. Na atividade, vamos trabalhar com o tema linha do tempo, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Neste método, os alunos terão papel ativo em seu próprio aprendizado, sendo responsáveis por sua própria educação. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, que permitem aos alunos construir seu próprio conhecimento.

  1. Etapa 1 - Descobrindo a linha do tempo

    Envie um vídeo para os estudantes assistirem em casa que apresente uma linha do tempo. Pode ser sobre uma pessoa famosa, um evento histórico, uma competição esportiva etc. O importante é que traga e desenvolva uma linha do tempo. Depois, eles devem criar uma linha do tempo sobre uma pessoa da família ou sobre algum evento pessoal.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Faça uma discussão com a turma sobre a tarefa realizada em casa, o que entenderam do vídeo e como foi criar uma linha do tempo. Peça que os alunos façam uma breve apresentação sobre o que produziram.

  3. Etapa 3 - Explicação teórica

    Comece explicando o que é uma linha do tempo e para que ela serve. É importante orientar os estudantes sobre como criar um mapa conceitual e como organizar as ideias a partir de uma ideia central. Para exemplificar a utilidade das linhas do tempo, você pode apresentar como exemplo a linha do tempo da história do Brasil, e pedir que os alunos façam uma lista dos acontecimentos mais importantes do país e tentem ordená-los no tempo.

  4. Etapa 4 - Preparação do material

    Cada aluno recebe uma folha em branco para preparar seu próprio mapa conceitual. O objetivo é que eles apresentem uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Estimule a criatividade deles, incentivando-os a incluir desenhos, figuras e outras ilustrações que auxiliem na compreensão.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e autodidatismo

    Nesta etapa, os alunos trabalham individualmente, buscando informações adicionais para completar seu mapa conceitual, por meio de pesquisas na internet, livros didáticos ou outros materiais disponíveis na escola. Você pode ajudá-los a encontrar as informações necessárias, indicando sites e fontes confiáveis. Nesta etapa, você deve estar disponível para auxiliar os alunos em suas pesquisas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada aluno apresenta seu mapa conceitual para a turma. Os estudantes devem usar a apresentação como uma oportunidade para compartilhar e discutir ideias, esclarecer dúvidas e aprender uns com os outros. Estimule a participação de todos para que cada um tenha a oportunidade de apresentar seu trabalho.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Ao final das apresentações, estimular uma discussão em grupo, na qual os alunos possam debater sobre as principais ideias apresentadas e fazer perguntas uns aos outros. Esta etapa é importante para que os alunos possam consolidar seu aprendizado e tirar suas dúvidas.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Encerre com uma avaliação sobre os conhecimentos adquiridos. Para isso, pode fazer perguntas sobre o conteúdo trabalhado, solicitar que os alunos escrevam um texto sobre o tema, ou ainda pedir que eles criem uma linha do tempo sobre um tema específico. É importante que você faça uma avaliação individual, para saber em que aspectos cada aluno precisa melhorar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e autodidatismo nos alunos;
  • Estimular a criatividade e o espírito crítico dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de produção de mapas conceituais;
  • Estimular a participação ativa dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem;
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Cumprimento dos objetivos propostos;
  • Clareza e qualidade do mapa conceitual apresentado;
  • Participação nas discussões em grupo;
  • Compreensão e domínio do conteúdo apresentado;
  • Qualidade e coesão do texto produzido como atividade avaliativa.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o que é uma linha do tempo;
  • Estimular a criatividade e o espírito crítico dos alunos;
  • Orientar os alunos sobre como criar um mapa conceitual;
  • Auxiliar os alunos na busca de informações adicionais;
  • Estimular a participação ativa dos alunos em sua própria aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Realizar pesquisas adicionais para completar o mapa conceitual;
  • Apresentar seu próprio mapa conceitual para a turma;
  • Compartilhar ideias e esclarecer dúvidas durante as apresentações;
  • Produzir um texto sobre o tema como atividade avaliativa.