Aula sobre Tipos Climaticos No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Estudar sobre tipos climáticos no Brasil é fundamental para que os alunos possam compreender a relação entre os padrões de circulação atmosférica e oceânica e o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. Além disso, compreender isso ajuda os alunos a entenderem as diferentes regiões do país e como o clima influencia a vida das pessoas e a economia local.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância de compreender os tipos climáticos no Brasil. Peça aos alunos para formarem grupos de quatro pessoas.

  2. Etapa 2 - Organização dos grupos

    Oriente os alunos sobre a organização dos grupos e a importância de todos os membros participarem da atividade.

  3. Etapa 3 - Construção dos argumentos

    Cada grupo deve pesquisar sobre um tipo climático no Brasil e preparar argumentos para apresentar aos demais grupos. Garanta que todos os membros participem da pesquisa e da preparação dos argumentos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo deve apresentar seus argumentos aos demais grupos. Os grupos devem fazer perguntas e comentários sobre os argumentos apresentados.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Cada grupo deve avaliar os demais grupos com base nos critérios de avaliação definidos pelo professor.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve discutir as avaliações recebidas e definir ações para melhorar na próxima atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor deve fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos tipos climáticos no Brasil. Os alunos devem entregar o template de avaliação por pares ao professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a importância dos tipos climáticos no Brasil para a vida das pessoas e a economia local.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.
  • Desenvolver habilidades de autoavaliação e reflexão.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral do grupo.

Ações do professor

  • Incentivar os alunos a se organizarem em grupo.
  • Auxiliar os grupos em possíveis dúvidas.
  • Incentivar que os alunos avaliem os colegas.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância dos tipos climáticos no Brasil.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre um tipo climático no Brasil.
  • Se organizar em grupos e preparar argumentos para apresentar aos demais colegas.
  • Preencher o template de avaliação por pares.
  • Entregar o template de avaliação por pares ao professor.
  • Discutir as avaliações recebidas e definir ações para melhorar na próxima atividade.