Aula sobre Tipos Climaticos No Brasil
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Essa prática abordará os tipos climáticos encontrados no Brasil, suas características e como eles se relacionam com os padrões de circulação atmosférica e oceânica e com o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
Exemplos práticos:
Utilize mapas e imagens para ilustrar os diferentes tipos climáticos encontrados no Brasil, além de exemplos de como esses climas afetam a flora, fauna e a vida humana em diferentes regiões do país.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e dos objetivos da aula. Professor, você pode utilizar um mapa do Brasil para destacar as diferentes regiões climáticas e suas características.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos deverão criar um modelo de design sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo deverá escolher um tipo climático do Brasil para trabalhar.Etapa 3 - Decidir
Os alunos deverão discutir em grupo e decidir como irão apresentar as características do tipo climático escolhido.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos deverão criar um protótipo de como irão apresentar as características do tipo climático escolhido.Etapa 5 - Testar
Os alunos deverão apresentar para a turma o protótipo criado, explicando as características do tipo climático escolhido e como ele se relaciona com os padrões de circulação atmosférica e oceânica e com o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
- Comunicar e apresentar de forma assertiva informações sobre os climas regionais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Qualidade e clareza da apresentação.
- Correção e precisão das informações apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Fornecer exemplos práticos e recursos analógicos.
- Orientar e supervisionar as atividades em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente na atividade em grupo.
- Criar um template de design sprint com as 5 etapas.
- Criar um protótipo de como irão apresentar as características do tipo climático escolhido.