Aula sobre Tipos Climaticos No Brasil

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Essa prática abordará os tipos climáticos encontrados no Brasil, suas características e como eles se relacionam com os padrões de circulação atmosférica e oceânica e com o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

Exemplos práticos:

Utilize mapas e imagens para ilustrar os diferentes tipos climáticos encontrados no Brasil, além de exemplos de como esses climas afetam a flora, fauna e a vida humana em diferentes regiões do país.


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e dos objetivos da aula. Professor, você pode utilizar um mapa do Brasil para destacar as diferentes regiões climáticas e suas características.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão criar um modelo de design sprint com as 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada grupo deverá escolher um tipo climático do Brasil para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão discutir em grupo e decidir como irão apresentar as características do tipo climático escolhido.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos deverão criar um protótipo de como irão apresentar as características do tipo climático escolhido.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos deverão apresentar para a turma o protótipo criado, explicando as características do tipo climático escolhido e como ele se relaciona com os padrões de circulação atmosférica e oceânica e com o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Comunicar e apresentar de forma assertiva informações sobre os climas regionais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade e clareza da apresentação.
  • Correção e precisão das informações apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Fornecer exemplos práticos e recursos analógicos.
  • Orientar e supervisionar as atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na atividade em grupo.
  • Criar um template de design sprint com as 5 etapas.
  • Criar um protótipo de como irão apresentar as características do tipo climático escolhido.