Aula sobre Tipos Climaticos No Brasil
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O clima é um tema importante para a compreensão do ambiente e da vida na Terra. No Brasil, há diversos tipos climáticos que variam de acordo com a região, o que influencia diretamente em aspectos sociais, econômicos e culturais. Os alunos irão estudar os tipos climáticos no Brasil, relacionando-os aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema aos alunos, levantando questões sobre o que eles já sabem sobre os tipos climáticos no Brasil e como eles afetam a vida das pessoas. Em seguida, distribua um estudo de caso para cada grupo de alunos.Etapa 2 - Estudo de caso
Após distribuir o estudo de caso, peça aos alunos para analisar e responder às questões propostas, relacionando os tipos climáticos apresentados com os padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.Etapa 3 - Discussão em grupo
Reúna os alunos em grupos para discutir suas respostas e apresentar suas conclusões.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 5 - Criação do template de infográfico
Distribua um [modelo de infográfico](https://www.google.com/url?q=https://www.canva.com/design/DAFg80XQFPo/JT1eTSbWZw4bor5QuCjzzQ/edit?utm_content%3DDAFg80XQFPo%26utm_campaign%3Ddesignshare%26utm_medium%3Dlink2%26utm_source%3Dsharebutton&sa=D&source=editors&ust=1688495497962503&usg=AOvVaw2CJKMSESe8h8r6yg_n60QJ) com lacunas a serem preenchidas pelos alunos, com base nas informações apresentadas no estudo de caso e na discussão em grupo.Etapa 6 - Preenchimento do infográfico
Os alunos irão preencher o infográfico com as informações discutidas anteriormente.Etapa 7 - Conclusão
Retome os principais pontos discutidos na aula e avaliar o aprendizado dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Relacionar os tipos climáticos no Brasil aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade das respostas no estudo de caso.
- Preenchimento correto do infográfico.
- Participação na apresentação dos grupos.
- Compreensão dos conceitos apresentados.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Distribuir o estudo de caso e o modelo de infográfico.
- Estimular a discussão em grupo.
- Avaliar o aprendizado dos alunos.
- Retomar os principais pontos discutidos na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Analisar o estudo de caso e responder às questões propostas.
- Preencher o infográfico com as informações discutidas.
- Apresentar as conclusões do grupo.
- Participar da avaliação do aprendizado.