Aula sobre Tipos Climaticos No Brasil

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O clima é um tema importante para a compreensão do ambiente e da vida na Terra. No Brasil, há diversos tipos climáticos que variam de acordo com a região, o que influencia diretamente em aspectos sociais, econômicos e culturais. Os alunos irão estudar os tipos climáticos no Brasil, relacionando-os aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos, levantando questões sobre o que eles já sabem sobre os tipos climáticos no Brasil e como eles afetam a vida das pessoas. Em seguida, distribua um estudo de caso para cada grupo de alunos.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Após distribuir o estudo de caso, peça aos alunos para analisar e responder às questões propostas, relacionando os tipos climáticos apresentados com os padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Reúna os alunos em grupos para discutir suas respostas e apresentar suas conclusões.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Criação do template de infográfico

    Distribua um [modelo de infográfico](https://www.google.com/url?q=https://www.canva.com/design/DAFg80XQFPo/JT1eTSbWZw4bor5QuCjzzQ/edit?utm_content%3DDAFg80XQFPo%26utm_campaign%3Ddesignshare%26utm_medium%3Dlink2%26utm_source%3Dsharebutton&sa=D&source=editors&ust=1688495497962503&usg=AOvVaw2CJKMSESe8h8r6yg_n60QJ) com lacunas a serem preenchidas pelos alunos, com base nas informações apresentadas no estudo de caso e na discussão em grupo.

  6. Etapa 6 - Preenchimento do infográfico

    Os alunos irão preencher o infográfico com as informações discutidas anteriormente.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Retome os principais pontos discutidos na aula e avaliar o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Relacionar os tipos climáticos no Brasil aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade das respostas no estudo de caso.
  • Preenchimento correto do infográfico.
  • Participação na apresentação dos grupos.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Distribuir o estudo de caso e o modelo de infográfico.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Avaliar o aprendizado dos alunos.
  • Retomar os principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Analisar o estudo de caso e responder às questões propostas.
  • Preencher o infográfico com as informações discutidas.
  • Apresentar as conclusões do grupo.
  • Participar da avaliação do aprendizado.