Aula sobre Tipos Climaticos No Brasil

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Estudar sobre tipos climáticos no Brasil é fundamental para que os alunos possam compreender a relação entre os padrões de circulação atmosférica e oceânica e o aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. Além disso, esse objeto do conhecimento ajuda os alunos a entenderem as diferentes regiões do país e como o clima influencia a vida das pessoas e a economia loca

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema “Tipos climáticos no Brasil” e explique a importância de entender como os diferentes climas regionais são influenciados por padrões de circulação atmosférica e oceânica e pelo aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra. Para isso você pode usar a aula do Aprendizap sobre essa temática.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Divida os alunos em grupos e diga que cada grupo deverá produzir um jogo usando as informações que estudamos ao longo das aulas sobre os tipos climáticos no Brasil.

    Apresente aos alunos tipos específicos de jogos, como jogo de tabuleiros, caça ao tesouro, caça palavras, dominó, baralho e entre outros. Converse com os alunos sobre esses jogos e como eles podem ser adaptados para a produção de jogos usando o conteúdo que estudamos.

    Além da produção do jogo, os alunos deverão patentear seu jogo usando o mapa de registro. No mapa de registro os alunos deverão inserir informações como o nome do jogo, se ele tem níveis de dificuldade e também deve ter as regras e instruções.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará o jogo criado para a turma e explicará como ele funciona, usando as regras e instruções presentes no mapa de registro. Nessa etapa o grupo que está apresentando pode chamar alguns alunos para jogar.

  4. Etapa 4 - Jogando

    Após apresentar cada jogo, os grupos poderão deixar seus jogos em exposição para quem quiser poder jogar. Nessa etapa é interessante que o professor faça a mediação da exposição para que cada grupo tenha pessoas jogando e que nenhum jogo fique sem ter jogadores.

  5. Etapa 5 - Reforço do aprendizado

    Professor, faça uma revisão dos principais conceitos abordados durante a aula e tire as dúvidas dos alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos conforme os critérios estabelecidos pelo professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Relacionar climas regionais aos padrões de circulação atmosférica e oceânica e ao aquecimento desigual causado pela forma e pelos movimentos da Terra.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro.
  • Qualidade do jogo criado.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do assunto.
  • Explicar a metodologia de Gamificação.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de registro.
  • Criar um jogo educativo e lúdico sobre os tipos climáticos no Brasil.
  • Discutir em grupo sobre os diferentes jogos apresentados.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar ativamente da avaliação.